Vídeo raro mostra cecília protegendo ninho de ovos transparentes
16/12/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo raro mostra cecília protegendo ninho de ovos transparentes
Um registro recente chamou atenção de pesquisadores ao mostrar uma cecília enrolada ao redor de dezenas de ovos transparentes, onde já é possível ver os embriões se mexendo.
As imagens são valiosas porque esses anfíbios, de hábitos fossoriais, passam a maior parte da vida escondidos no solo ou entre folhas úmidas. Isso faz com que flagrantes do comportamento reprodutivo sejam difíceis de observar na natureza.
“Na natureza, a gente encontra as cecílias embaixo de folhas secas, dentro de troncos, enterradas em galerias ou cavidades úmidas. Elas ficam enroladas para proteger os ovos, manter a temperatura estável e evitar predadores”, explica o herpetólogo Willianilson Pessoa.
Clique aqui e leia mais notícias sobre natureza
A postura de se enrolar ao redor dos ovos permite que a mãe controle o microambiente do ninho, ajustando a posição conforme mudanças de temperatura ou luminosidade.
“Se está muito quente, ela sai de cima dos ovos e fica ao lado. Se está frio, ela volta e aquece novamente”.
A postura de se enrolar ao redor dos ovos permite que a mãe controle o microambiente do ninho
Reprodução/redes sociais
Além da proteção física contra predadores e impactos, existe ainda um componente químico nesse cuidado. Estudos recentes mostraram que algumas cecílias secretam substâncias nutritivas semelhantes a um “leite”, consumido pelos filhotes após a eclosão.
“Elas produzem um alimento que escorre pela pele. Os filhotes ‘mamam’ nessas glândulas, em algumas espécies”, comenta.
Pelo vídeo, o pesquisador diz não conseguir confirmar se é uma espécie brasileira ou de outro país.
Ovos transparentes
A transparência dos ovos, que impressiona no vídeo, também tem função ecológica. Eles são envoltos por uma matriz gelatinosa rica em albumina, importante para manter a umidade e permitir trocas gasosas, algo essencial para espécies que vivem parcialmente enterradas.
“Além disso, a composição dos ovos inclui lipídios, água, vitaminas e minerais”, explica Willianilson.
“É um tipo de ovo adaptado para permitir trocas gasosas, nutrição dos embriões e comunicação química com a mãe”, completa.
Vídeo raro mostra cecília protegendo ninho de ovos transparentes
Reprodução/redes sociais
No vídeo, os embriões parecem se mexer intensamente, levando muitos espectadores a supor que o nascimento estava próximo. Mas, segundo o herpetólogo, o movimento pode ter diferentes significados.
“Eles podem estar apenas se desenvolvendo, como acontece com filhotes de aves ou répteis dentro do ovo. Também pode ser uma resposta à luz ou ao manuseio durante a gravação”, descreve.
Desenvolvimento em curso
A porção branca vista dentro de cada ovo é o vitelo, uma reserva nutritiva que sustenta os filhotes até a eclosão. “O vitelo vai sendo absorvido conforme o filhote cresce, e quando ele nasce resta apenas uma pequena cicatriz, como um umbigo”, explica Willianilson.
“A película transparente ao redor é a proteção equivalente à casca, mas muito mais flexível”.
O especialista observa ainda que as cecílias podem ter filhotes que nascem já bem formados, com corpo alongado e sistemas funcionais, enquanto outras espécies apresentam desenvolvimento mais gradual, o que só reforça a variedade do grupo.
Cecílias podem ter mais de 10 filhotes
Carlos Jared
Como esse cuidado se compara ao de outros anfíbios?
O cuidado parental não é exclusividade das cecílias. Entre os anfíbios, comportamentos reprodutivos variam amplamente.
“Nos anuros – sapos, rãs e pererecas – há espécies que depositam os ovos e vão embora, e outras que cuidam dos ovos ou até carregam girinos no corpo”, diz Willianilson.
Algumas espécies mantêm os filhotes na boca, outras nas costas, e há casos de desenvolvimento direto na pele da mãe.
Salamandras também exibem comportamentos diversos: algumas guardam os ovos, outras não. “As cecílias seguem a mesma lógica: algumas têm cuidado parental, outras depositam os ovos e deixam os filhotes seguirem sozinhos”, afirma o pesquisador.
Apesar disso, registros claros como o do vídeo continuam raros. “Encontrar uma cecília já é um desafio, porque são animais que passam a maior parte da vida escondidos no solo. Observar esse tipo de comportamento, então, é ainda mais difícil. Por isso, cada registro é extremamente importante para a ciência”, reforça.
As cecílias, também chamadas de cobra-cegas, podem ser tanto ovíparas como vivíparas.
Carlos Jared
Ameaças e importância da conservação
Os ovos e filhotes enfrentam inúmeros riscos no ambiente natural: desde predadores até alterações no clima e degradação do habitat.
“Anfíbios são muito vulneráveis. São animais leves, com ossos finos, e praticamente qualquer predador pode consumi-los”, diz o herpetólogo.
Também pesam ameaças provocadas pelo ser humano, como desmatamento, pisoteio em áreas naturais, lixo, fogueiras, animais domésticos e mudanças na umidade do solo.
Por isso, cenas como a registrada no vídeo oferecem informações valiosas para pesquisadores, especialmente quando acompanhadas de dados como data, local e possível identificação da espécie.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente