Vídeo mostra casa onde 5 irmãos viviam em condições insalubres em Campinas; Polícia investiga morte de bebê de 2 meses
08/07/2025
(Foto: Reprodução) Imagens foram feitas por familiares para demonstrar as condições do imóvel. Delegado que investiga o caso considerou condição como "insalubre, perigosa, temerária." Vídeo mostra como era a casa onde 5 irmãos viviam em condições insalubres em Campinas
Muita sujeira e lixo espalhados no chão em um cômodo com peças de roupas, objetos e restos de alimentos por todos os lados [assista acima]. Assim era a casa na qual viviam cinco irmãos no Jd. Paraíso de Viracopos, em Campinas (SP), entre eles uma bebê de 2 meses que morreu nesta terça-feira (8). Os pais foram presos em flagrante.
📲 Siga o g1 Campinas no Instagram
De acordo com o delegado Sandro Jonasson, titular do 9º Distrito Policial, onde o caso é investigado, foi solicitado perícia no local e os pais autuados pelos crimes de maus-tratos e abandono de incapaz.
"O local não se presta a criação de porcos, que dirá a morada de cinco crianças. Enfim, os pais tinham noção dessa condição insalubre, perigosa, temerária, não se preocuparam com isso, e toda essa irresponsabilidade culminou com a morte de um inocente de dois meses de idade", disse.
O vídeo obtido pela EPTV, afiliada TV Globo, foi feito por familiares do casal para demonstrar as condições insalubres do imóvel. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a ocorrência.
Ainda segundo Jonasson, o pai teria alegado que estava trabalhando em um biqueira de drogas e não sabia o que tinha acontecido. Já a mãe teria alegado que havia amamentado a criança por volta das 2h da madrugada e, "em virtude do cansaço e talvez do consumo de drogas", dormiu.
Casa em condições insalubres onde viviam cinco irmãos em Campinas (SP); Polícia Civil investiga morte de bebê de 2 meses
Reprodução
Entenda o caso
No imóvel, morava um casal com a bebê e mais quatro filhos de 1 a 10 anos. De acordo com informações apuradas pela EPTV, afiliada da TV Globo, o filho mais velho acordou a mãe pela manhã ao perceber que a bebê estava chorando muito baixo. No entanto, a mulher não teria feito nada.
Mais tarde, quando levantou, a mãe encontrou a bebê com sinais de sufocamento. Ela teria saído na rua para pedir socorro e chegou a levá-la para o Hospital Municipal Ouro Verde, mas a menina não resistiu.
Uma familiar relatou que o casal é usuário de drogas e que mantém a casa em condições degradantes. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a ocorrência e o caso foi apresentado no 9º Distrito Policial.
O corpo da bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
Polícia investiga morte de bebê de 2 meses em casa cheia de lixo e sujeira em Campinas
Polícia investiga morte de bebê de 2 meses em casa cheia de lixo e sujeira em Campinas
Johnny Inselsperger/EPTV
Polícia investiga morte de bebê de 2 meses que vivia em casa insalubre em Campinas
Johnny Inselsperger/EPTV
Polícia investiga morte de bebê de 2 meses que vivia em casa insalubre em Campinas
Johnny Inselsperger/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.