VÍDEO: Vacas morrem eletrocutadas após queda de poste na Grande SP
02/01/2026
(Foto: Reprodução) Vacas morrem eletrocutadas após queda de poste na Grande SP
Duas vacas morreram eletrocutadas após a queda de postes durante uma tempestade em Salesópolis, na Grande São Paulo. O caso aconteceu entre o fim da noite de quarta (31) e o início da madrugada desta quinta-feira (1°).
Segundo a EDP, uma equipe técnica esteve no local na mesma noite para realizar o primeiro atendimento. Devido a complexidade dos problemas, a concessionária de energia informou precisou reconstruir da rede de distribuição de energia local. O serviço foi finalizado na quinta.
O acidente ocorreu na fazenda do produtor rural José Elson da Silva, no Bairro do Serrote. Imagens gravadas por moradores da região mostram os animais agonizando caídos no chão.
“Choveu bastante e com muito vento. Tentei tirar o gado do pasto mas não deu tempo. Os postes caíram no meio da minha propriedade e a energia ficou ligada durante muito tempo. A estrada ainda ficou interditada”, contou o produtor rural.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
De acordo com José, ele começou a pedir ajuda assim que o acidente aconteceu, mas o socorro chegou apenas horas depois.
“Comecei a ligar na EDP assim que aconteceu, mas não atenderam rápido, por conta do fim do ano. Vieram era só 1h20 da manhã para desligar a energia dos postes que caíram, mas trocar mesmo foi só na manhã seguinte, às 10h30”, explicou José Elson
Segundo dados divulgados pela Defesa Civil, a cidade registrou 63 milímetros de chuva durante a virada do ano, ficando em quarta posição entre os municípios com maior precipitação.
Vacas morreram após tempestade derrubar poste em propriedade rural
Arquivo pessoal
Falta de energia
Outra região de Salesópolis foi afetada pelas chuvas da madrugada de quinta-feira. Os moradores da estrada da Lagoinha, no distrito de Nossa Senhora dos Remédios, ficaram sem energia durante dois dias.
Ivone Prudente Tavares, proprietário de um imóvel no local, relata que um poste foi derrubado durante a chuva e a falta de luz dificultou o dia a dia. "Não é a primeira vez. Em outra ocasião, meus caseiros ficaram quatro dias no escuro. Agora já ficaram 48 horas, não aguentamos mais", desabafa.
Ele explica que, por se tratar de um sítio afastado, os funcionários dependem da eletricidade para quase tudo. "Eles perderam mantimentos na geladeira e tive que trazer outros. Sem energia não se consegue fazer nada: não estão tomando banho, não conseguem abastecer a caixa d’água para beber nem alimentar os animais. A energia é um serviço essencial", relatou Ivone.
O poste permaneceu caído e energizado até o início da tarde desta sexta-feira. Segundo a EDP, uma equipe técnica esteve no local, mas foi impedida de acessar o poste devido à queda de uma árvore na via.
De acordo com os moradores, a árvore foi retirada no fim da tarde, permitindo que o poste fosse recolocado e a energia, restabelecida. Apesar do retorno do serviço, a vizinhança ainda sente receio devido ao estado em que a estrutura se encontra.
Poste foi recolocado, em más condições, mas ficou pendurado pelos fios de uma árvore por mais de 48 horas
Arquivo pessoal / Ivone Prudente Tavares
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê