Suspeito de stalking em Suzano diz ter sido 'orientado pelo Espírito Santo'
26/01/2026
(Foto: Reprodução) Vítimas procurou a Delegacia da Mulher de Suzano
Reprodução/ TV Diário
Um homem de 58 anos foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher, em Suzano, após perseguir uma mulher por mais de três anos, segundo a Polícia Militar. Ele afirmou que agiu por conta de uma mensagem do "Espírito Santo".
O caso aconteceu nesta sexta-feira (23), na Rua José Cardoso Xavier, no bairro Jardim Cacique. De acordo com a PM, agentes foram acionados para atender uma ocorrência de ameaça.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso é investigado como perseguição pela Delegacia de Defesa da Mulher. O suspeito prestou depoimento e permanece sendo investigado. A vítima solicitou uma medida protetiva de urgência, que foi concedida pela Justiça. As diligências para o esclarecimento dos fatos seguem em andamento.
🔍Em abril de 2021, foi sancionada uma lei que incluiu no Código Penal o crime de perseguição, conhecido também como "stalking" (em inglês).
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
A vítima, uma mulher de 41 anos, relatou que o homem a perseguia há mais de três anos, enviando cartas, mensagens em redes sociais e até pessoalmente.
Segundo a polícia, as mensagens tinham teor sexual e continham afirmações de que "ela seria dele de qualquer maneira". A mulher já havia registrado vários boletins de ocorrência anteriormente.
Na sexta-feira, ela decidiu acionar a Polícia Militar após receber mais uma carta com o mesmo teor, entregue por um homem que usava máscara.
Os policiais localizaram o suspeito e o levaram para a delegacia. Ele afirmou que, em 2019, recebeu uma mensagem do "Espírito Santo" dizendo que estava destinado a ficar com a mulher.
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Defesa da Mulher de Suzano. A vítima solicitou uma medida protetiva, que foi concedida. O suspeito será investigado durante o inquérito instaurado.
Advogado explica o que caracteriza o crime de 'stalker'
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê