Sistema Alto Tietê registra 106,2 mm em 16 dias e fica abaixo da média histórica de janeiro
16/01/2026
(Foto: Reprodução) Represa do Rio Jundiaí, em Taiaçupeba, Mogi das Cruzes 14/01/2026
g1 / Cauê Adamuz
O Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT) registrou 106,2 milímetros de chuva nos primeiros 16 dias de janeiro. Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O volume de precipitação é 16,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, mas ainda não chega à metade do esperado para o mês.
De acordo com a média histórica da Sabesp, janeiro deveria ter 232,1 mm de chuva até o dia 30. Porém, o acumulado até esta sexta-feira (16) representa apenas 45,8% desse total.
Neste mês, o sistema passou vários dias sem registrar volumes significativos de chuva, que normalmente são esperados para o verão. Em 10 dias dos primeiros 16 do ano, a precipitação não foi suficiente para aumentar o nível do reservatório.
Atualmente, o SPAT opera com 21,7% da capacidade total. Apesar do cenário crítico, o volume de água armazenado é superior ao registrado nos primeiros dias do mês e ao final de 2025, quando o sistema fechou o ano com 19,9% da capacidade.
O índice atual é 19 pontos percentuais menor que o do mesmo período do ano passado, quando o reservatório estava com 40,7% da capacidade.
O SPAT é formado por cinco reservatórios localizados entre Suzano e Salesópolis, responsáveis pelo abastecimento de mais de 4,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
VEJA MAIS
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Represas
Todas as cinco represas do Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT) fecharam a primeira metade de janeiro operando abaixo do índice registrado em 2025. As represas Paratininga, Biritiba e Ponte Nova encerraram acima dos 20%. Confira os volumes:
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê