Sistema Alto Tietê encerra dezembro com o menor volume registrado desde a crise hídrica
31/12/2025
(Foto: Reprodução) Represa de Taiaçupeba registrou apenas 17,9% da capacidade
José Antônio de Assis/TV Diário
O Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT) fechou o mês de dezembro com 19,9% de sua capacidade, o menor volume registrado desde a crise hídrica. Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O índice é bem abaixo do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o reservatório fechou o mês operando em 37,9%, ficando atrás apenas do ano de 2014 (confira no gráfico abaixo).
O volume é maior do que o registrado em novembro, quando o sistema encerrou o mês com 19,3% da capacidade, mas faz parte do histórico de quedas constantes que acontecem desde abril.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Dezembro registrou apenas 83,9% da quantidade de chuvas esperadas. O volume foi de 148,7 milímetros, o que representa apenas 83,8% da média histórica para o mês, que é de 177,3 mm.
Quando comparado ao mesmo mês de 2024, em que foram registrados 47,9 mm, houve uma queda de 17,8% no volume.
O SPAT é um conjunto de cinco reservatórios localizados entre Suzano e Salesópolis. Juntos, eles abastecem mais de 4,5 milhões de pessoas da região da Grande SP.
VEJA TAMBÉM
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Represas
Todas as cinco represas do Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT) terminaram dezembro operando abaixo do índice registrado em 2024. Apenas as represas Biritiba e Ponte Nova encerraram acima dos 20%. Confira os volumes:
LEIA TAMBÉM
Verão no Alto Tietê deve ter pouca chuva e temperaturas acima da média em 2026
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê