São Vicente abre inscrições para aplicação de 250 contraceptivos em adolescentes
15/09/2025
(Foto: Reprodução) Mutirão do Implanon oferece aplicação do contraceptivo gratuitamente em São Vicente, SP; saiba como participar
Prefeitura de São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, abriu nesta segunda-feira (15) inscrições para adolescentes de 15 a 17 anos da rede pública municipal que desejam aplicar o Implanon, um método contraceptivo subcutâneo.
O 6º Mutirão do Implanon vai atender 250 adolescentes, sendo 125 da Área Insular e 125 da Área Continental de São Vicente. Todas as inscrições vão passar por análise e confirmação dos critérios exigidos.
Após a aprovação, as jovens serão contatadas para agendamento da aplicação. No dia da inserção, ainda sem data definida, haverá uma aula explicativa, roda de conversa e oficina sobre métodos anticoncepcionais, com foco na prevenção da gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Saúde da mulher
A administração municipal reforçou que a cidade já disponibiliza o contraceptivo para jovens de 15 a 19 anos que já tiveram filho, profissionais do sexo, usuárias de drogas, moradoras de rua e portadoras do HIV.
Para ter acesso, as mulheres devem procurar uma das 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. No local, serão atendidas por uma equipe multidisciplinar, que oferecerá orientação sobre o uso do método, incluindo informações sobre eficácia, cuidados e recomendações de uso.
Como funciona
O Implanon é uma pequena haste flexível inserida sob a pele do braço, em um procedimento simples realizado em consultório médico com anestesia local. Ele libera continuamente o hormônio etonogestrel, um derivado da progesterona, que impede a ovulação e, consequentemente, a gestação.
Com duração de até três anos, o dispositivo é considerado o método mais eficaz de proteção contra a gravidez disponível no mercado. A taxa de falha é de 0,05%, menor que a da vasectomia (entre 0,1% e 0,15%) e do DIU hormonal (0,2% a 0,8%) .
Regras e contraindicações
Apesar da eficácia, o Implanon não deve ser utilizado por mulheres com histórico de câncer de mama, doença hepática grave, sangramento vaginal sem diagnóstico ou alergia ao etonogestrel.
Entre os possíveis efeitos adversos estão dor, inchaço ou hematoma no local da aplicação; em casos raros, pode ocorrer infecção, geralmente associada a falhas técnicas no procedimento.
Entenda sobre métodos contraceptivos:
Quadro 'Sexualidade Descomplicada' aborda os métodos anticoncepcionais
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos