Santos elimina 345 focos de dengue em mutirões e encontra quase 500 imóveis fechados
17/02/2026
(Foto: Reprodução) Santos registra mais de 300 focos larvários do mosquito da dengue interceptados em mutirões
Prefeitura de Santos
Em quatro mutirões realizados em Santos (SP), foram eliminados 345 focos de larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações ocorreram nos bairros Ponta da Praia e Marapé.
Ao longo de 2026, cerca de 6 mil residências foram vistoriadas, uma média de 1.645 por mutirão. Em 489 imóveis, porém, os agentes não conseguiram entrar para inspeção. Até a última sexta-feira (13), a cidade havia registrado 51 casos de dengue e seis de chikungunya neste ano.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Durante as visitas, as equipes procuram recipientes com água parada, como baldes, tambores, sacos de lixo e pratos de plantas, principais locais de proliferação do mosquito.
Vacinação
A vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos está disponível nas policlínicas municipais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Já a vacina do Instituto Butantan, anunciada neste mês, está sendo aplicada gradualmente nos agentes de combate a endemias. Ao todo, 618 doses foram recebidas.
Quarto mutirão de 2026
No mutirão mais recente, realizado no Marapé, foram eliminados 76 focos de larvas. Setenta agentes vistoriaram 1.575 residências.
Os criadouros foram encontrados em ralos externos, fontes de jardim, bandejas de geladeira, latas, copos descartáveis, vasos sanitários e pratinhos de plantas.
A prefeitura informou que novas ações ocorrerão ao longo do ano, priorizando áreas com maior incidência apontada por armadilhas de monitoramento.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos