Salões de beleza e barbearias: abertura de pequenas empresas no setor cresce 20% na região de Campinas em 2025
17/01/2026
(Foto: Reprodução) Abertura de pequenas empresas no setor de beleza cresceu 20% na região de Campinas (SP), entre 2024 e 2025.
Reprodução/EPTV
A região de Campinas (SP) abriu 4.412 novos negócios relacionados ao cuidado com a beleza em 2025, entre microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas. O número representa uma alta de 20,1% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 3.671 aberturas, segundo dados do Sebrae-SP.
O ritmo supera o avanço registrado no estado de São Paulo, de 13% no mesmo período. Os dados se referem a cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures e demais profissionais da área de estética.
Na região, Campinas (SP) é a cidade com o maior número: 1.913 novos registros. Só na cidade foram abertas 43,3% de todas as empresas de beleza abertas na região em 2025. Além disso, Campinas teve crescimento de 26% frente ao ano anterior.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Motivação vai além da necessidade
Veja os vídeos que estão em alta no g1
De acordo com o Sebrae-SP, a decisão de empreender no setor de beleza está ligada principalmente a motivações pessoais — e não apenas econômicas. Uma pesquisa da entidade com profissionais do setor apontou que:
26% abriram o negócio para transformar uma ideia ou paixão em atividade profissional;
22% identificaram uma oportunidade de negócio;
20% buscavam autonomia;
18% iniciaram por necessidade de renda.
Para Sílvio Rosa, consultor de negócios do Sebrae-SP, o movimento recente na beleza é explicado por aumento da procura por serviços e produtos em diferentes públicos.
“A gente tem um movimento que é o aumento da procura de produtos e soluções de beleza. Hoje, homens, mulheres e até adolescentes buscam soluções — cortar o cabelo, fazer unha. Esse aumento da demanda acaba gerando oportunidade”, disse.
A pesquisa também mostra que 54% dos empreendedores tinham emprego formal com carteira assinada antes de iniciar o próprio negócio. O consultor do Sebrae aponta que isso é reflexo da busca por autonomia, que muitas vezes nasce como renda extra e evolui para negócio principal.
“Muita gente começa trabalhando à noite ou nos fins de semana para incrementar a renda. A procura cresce e a pessoa decide arriscar, e vira o negócio principal", explica Rosa.
Como se manter no setor?
Abertura de pequenas empresas no setor de beleza cresceu 20% na região de Campinas (SP), entre 2024 e 2025.
Reprodução/Sebrae
O investimento médio necessário para iniciar um negócio no setor é de R$ 4.905,68, segundo o Sebrae-SP. Rosa reforça que o valor costuma cobrir itens básicos e produtos essenciais, e que muitos empreendedores recorrem ao microcrédito para viabilizar a compra inicial.
Apesar do baixo custo de entrada, ele destaca que o sucesso do negócio depende de gestão eficiente e de atualização constante. Segundo ele, muitos profissionais dominam o lado técnico — como cortes, coloração, esmaltação e penteados —, mas enfrentam dificuldades em áreas como precificação, controle de custos, entendimento do público-alvo e análise da concorrência.
“É preciso saber quanto cobrar de acordo com a estrutura de custos e o bairro onde você está. Não adianta apenas copiar o preço da concorrência. É preciso saber se já existem muitos profissionais atendendo ali e qual é o meu diferencial, o que faria alguém trocar o profissional atual para vir até mim”, afirma.
Ele cita ainda a importância da presença digital: o setor é “muito visual” e exige boas fotos, comunicação adequada em redes sociais e ações para atrair e fidelizar clientes.
A atualização constante é outro ponto considerado decisivo. “Eu tenho que buscar onde eu consigo inovar. O que eu posso fazer de diferente para que meu cliente sinta essa diferença de forma positiva? Eu sempre tenho que dar um passinho à frente, ocupando essas tendências, identificando novos mercados”, afirma.
O Sebrae-SP oferece cursos online sobre gestão, posicionamento e estratégias para quem está começando a atuar no setor de beleza. O atendimento presencial nas unidades do Sebrae Aqui também auxilia em temas como precificação, marketing, planejamento e controle financeiro.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas