Risco de rompimento de barragem suspende aulas em cinco escolas em Lins
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Risco de rompimento de barragem suspende aulas em cinco escolas em Lins
A Prefeitura de Lins (SP) suspendeu as aulas em cinco escolas nesta quinta (12) e sexta-feira (13) como medida preventiva diante do risco de rompimento de uma barragem em uma propriedade privada do município.
O monitoramento da Defesa Civil aponta que uma eventual falha na estrutura pode causar alagamentos em áreas urbanas próximas aos córregos em caso de excesso de chuvas no município.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
As unidades que cancelaram as aulas são as escolas municipais de educação infantil Egilda e São Francisco de Assis (creche), além de três unidades de ensino particulares.
Risco de rompimento de barragem suspende aulas em cinco escolas em Lins
Andressa Lara/TV TEM
“Nós passamos a monitorar (a situação) em tempo integral. Nesta quarta-feira (11), o prefeito determinou que fosse instaurado um gabinete de crise, e nós fizemos reunião com todas as instituições envolvidas. De forma preventiva também, nós fizemos um contato com todos os moradores e empresários que estão na beira do rio, e por isso que as aulas foram suspensas, de forma preventiva", explica Thiago Arioli, Secretário de Segurança e Defesa Social de Lins.
Segundo apurações da TV TEM, a situação foi descoberta na última segunda-feira (9), quando equipes da Defesa Civil notaram que o Córrego Campestre apresentava um volume atípico de água, com aspecto revolto e barrento.
Ao vistoriarem as barragens nas propriedades rurais que servem como fonte, os técnicos identificaram que uma estrutura estava transbordando na terça-feira (10).
Risco de rompimento de barragem suspende aulas em cinco escolas em Lins
Prefeitura de Lins/divulgação
Ainda conforme Thiago Arioli, foi realizada uma estimativa de tempo de 7 a 10 minutos para que a água, em caso de rompimento da barragem, comece a adentrar na cidade. "Com base nisso, criamos alguns mecanismos de comunicação, com um dispositivo de som também caso seja necessário", relata.
Para medir o risco real de rompimento, uma equipe especializada com técnicos da Defesa Civil do Estado de SP, SP Águas e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) irão analisar o risco real de rompimento nesta quinta-feira (12) para realizar avaliações necessárias.
Thiago Arioli, Secretário de Segurança e Defesa Social de Lins (SP)
TV TEM/reprodução
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região