'Queria salvar a moto', diz frentista que viu motociclista ser arrastado por enxurrada e morrer em Piracicaba
30/01/2026
(Foto: Reprodução) 'Queria salvar a moto', diz frentista que viu homem arrastado por enxurrada em Piracicaba
“Ele queria salvar a moto”, disse o frentista, Jair Avelino de Almeida, que presenciou morte do motociclista arrastado por enxurrada na Avenida 31 de Março, durante temporal em Piracicaba (SP) na noite desta quinta-feira (29).
O motociclista Cristiano Gonçalves, de 53 anos, morreu após ser arrastado pela enxurrada e cair no córrego da Avenida 31 de Março na região do bairro Higienópolis em Piracicaba. A vítima tentou salvar o veículo no alagamento, segundo testemunhas.
O frentista Jair Avelino de Almeida, trabalha em um posto de combustíveis em frente ao local onde o motociclista foi levado pelas águas. Ele disse à equipe da EPTV que tudo aconteceu por volta das 19h30. “Nós estávamos fechando a porta de aço, para não entrar água, quando ouvimos o povo gritar ‘abandona a moto’”, relatou.
“Saímos para ver e gritamos também ‘abandona a moto’. Ele não deixou a moto. A enxurrada o cobriu com a motocicleta a conteceu. Foi tudo rápido. O que nós percebemos é que ele queria salvar a moto. Nós gritamos ‘solta a moto’, mas ele não soltou”, afirmou.
Ainda segundo o frentista, o grande risco que a situação apresentava impediu as pessoas que presenciaram a cena de tentarem realizar alguma ação de salvamento ao motociclista.
“Na hora do desespero da pessoa que está sendo afogada, poderia segurar a gente e levar a gente junto. Não tivemos o que fazer”, explica.
“É uma vida, gostaria de ter tentado salvar, mas é difícil, é a vida da gente que está em jogo também”, completa o frentista.
Funeral
Cristiano Gonçalves deixa filha, netos e demais familiares e amigos.
O velório do corpo de Cristiano está marcado para às 7h30 deste sábado (31) no Cemitério da Vila Rezende em Piracicaba. O sepultamento está agendado para às 13h do mesmo dia, segundo informações do grupo Abil Unidas.
Vídeos mostram alagamentos no local
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os alagamentos onde um motociclista morreu após ser arrastado pela enxurrada e cair no córrego da Avenida 31 de Março, em Piracicaba (SP), na noite desta quinta-feira (29).
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima é Cristiano Gonçalves, de 54 anos. Ele foi arrastado ao passar na avenida às 19h56. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou a morte ainda no local.
Vídeo mostra alagamento onde motociclista morreu arrastado por enxurrada em Piracicaba
A Polícia Científica foi acionada para fazer a perícia.
A cidade registrou 66,5 milímetros de chuvas em cerca de duas horas e o temporal provocou estragos em, pelo menos, cinco pontos da cidade.
Local onde motocicleta de vítima morta pela enxurrada foi encontrada após temporal em Piracicaba e retirada por profissionais do guincho
Reprodução/EPTV
Estragos em diversos bairros
Até esta publicação, a prefeitura havia confirmado que a chuva causou alagamentos no Centro e nos bairros Piracicamirim, Nova Iguaçu, Itaperu, São Dimas e Jardim Europa.
Vídeos obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram a Avenida 31 de Março alagada durante o temporal da noite desta quinta.
Além da 31 de Março, a Avenida Armando de Salles Oliveira, onde fica a Rodoviária de Piracicaba, teve forte enxurrada. Outra avenida com ponto de alagamento foi a Vollet Sachs.
Vídeo: chuva causa alagamento em avenidas de Piracicaba nesta quinta-feira (29)
Trecho da Avenida Armando de Salles de Oliveira nas proximidades do Clube de Campo de Piracicaba teve asfalto destruído durante temporais
Edijan Del Santo/EPTV
Na Armando de Salles Oliveira, a força da água removeu parte do asfalto. A área foi isolada, segundo a prefeitura.
A Defesa Civil informou que a orientação é evitar áreas com histórico de alagamento durante períodos de chuva intensa, como a Armando de Salles Oliveira - entre o TCI e a avenida Independência-, a Avenida 31 de Março e o cruzamento das ruas Gomes Carneiro e Santa Cruz.
"Em caso de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199), a Guarda Civil Municipal (153) ou a Polícia Militar (190). A Prefeitura segue monitorando a situação e adotando as medidas necessárias para garantir a segurança da população", informou a prefeitura, em nota.
Carro da perícia parado em frente ao local onde o motociclista morreu ao ser arrastado durante a chuva em Piracicaba
Gustavo Biano/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba