Programa da polícia recupera quase 16 mil celulares e devolve mais de 5 mil aparelhos a vítimas entre junho e novembro, diz SSP
23/12/2025
(Foto: Reprodução) SP Mobile recupera quase 16 mil celulares e devolve mais de 5,4 mil a vítimas em SP
Divulgação/SSP
O programa SP Mobile recuperou 15,9 mil celulares e devolveu 5,4 mil aparelhos às vítimas entre junho e novembro de 2025 no estado de São Paulo. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública.
Segundo a pasta, os aparelhos, roubados ou furtados, foram localizados por meio do cruzamento do número de identificação (IMEI) com boletins de ocorrência e informações fornecidas pelas operadoras de telefonia.
O sistema identifica celulares que voltam a ser ativados e envia alertas aos usuários, informando que o aparelho consta como roubado ou furtado e orientando sobre a regularização da situação.
Após receber a notificação, a pessoa deve comparecer a uma delegacia, informar como adquiriu o celular e entregá-lo para que seja devolvido à vítima. Para que o aparelho seja localizado, é necessário que a vítima registre boletim de ocorrência com o número do IMEI.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Entre junho e novembro, o SP Mobile enviou 3,9 mil notificações, sendo 824 em junho, 670 em setembro, 1.441 em outubro e 965 em novembro.
No mesmo período, foram recuperados 1,3 mil celulares em junho, 3 mil em julho, 1,5 mil em agosto, 3,4 mil em setembro, 2,3 mil em outubro e 4,2 mil em novembro.
Já as devoluções somaram 5.416 aparelhos, com 857 restituições em junho, 1.058 em julho, 794 em agosto, 1.344 em setembro, 645 em outubro e 718 em novembro.
O coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba, afirmou que o programa busca desestimular a comercialização de celulares de origem ilícita, ao dificultar a receptação e atingir o incentivo financeiro dos crimes. Segundo ele, os efeitos da iniciativa já aparecem nos indicadores criminais do estado.
De janeiro a outubro deste ano, São Paulo registrou 215,5 mil ocorrências de roubos e furtos de celulares, queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Confira abaixo qual é o passo a passo para essa devolução:
O que fazer se seu aparelho foi furtado ou roubado
Se já tiver registrado a ocorrência, o próximo passo é aguardar ser contatado pela polícia, caso seu celular esteja entre os recuperados;
Não registrou a ocorrência? Então faça o BO pela delegacia eletrônica, que pode ser acessada neste link;
Informe, no BO, o número de Imei do aparelho, sigla em inglês para "Identidade Internacional de Equipamento Móvel"), uma espécie de "RG" que identifica cada celular. Isso é primordial;
Se não tiver com o número do Imei na hora que fizer o BO, procure na caixa do aparelho ou entre em contato com a operadora, que tem essa informação. O sistema operacional das principais fabricantes (Google, Apple ou Samsung) também ajuda a descobrir o número em poucos passos, como você pode conferir neste link;
Quando estiver com o Imei, entre novamente no site da delegacia eletrônica e complemente o BO;
Mantenha os dados pessoais atualizados no boletim de ocorrência, pois eles serão usados em uma eventual devolução.
O que a Polícia Civil faz quando recupera um celular
O aparelho primeiro passa por um processo de identificação do Imei;
Em alguns casos, quando o celular está bloqueado, com a tela quebrada ou tenha algum outro motivo que não permita o acesso, o departamento de inteligência faz uma perícia para tentar identificar o código;
Depois, os investigadores pesquisam nos sistemas da SSP se existe algum boletim de ocorrência registrado para aquele número de Imei;
Após esse cruzamento de dados, escrivães entram em contato com as vítimas para agendar a devolução do celular de forma segura. O primeiro caminho é avisar pelos números de telefone informados no BO. Se não conseguirem encontrar a pessoa desta forma, vão até o endereço notificá-la.
A polícia explica que profissionais de todas as carreiras são envolvidos nessas etapas, como investigadores e escrivães.
Polícia Civil prende quadrilha especializada em receptação de celulares roubados em SP
SP Mobile recupera quase 16 mil celulares e devolve mais de 5,4 mil a vítimas em SP
Divulgação/SSP