Professor brasileiro recebe bênção do Vaticano após escrever carta ao Papa Leão XIV com sonhos e pedidos sociais
08/02/2026
(Foto: Reprodução) Professor do interior de SP escreve ao Papa Leão XIV e recebe retorno do Vaticano
Papel, caneta e muita fé: foi dessa forma que um morador de Dracena (SP) realizou o desejo de ser notado pelo Vaticano e pelo "Pai da Igreja", o Papa Leão XIV.
Aos 27 anos, o professor de história e acólito Felipe Fernandes da Silva Oliveira escreveu a próprio punho uma carta ao Vaticano, na qual detalhou a realidade da Paróquia São Frei Galvão, da Diocese de Marília (SP), e abriu o coração sobre seus próprios sonhos e angústias.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A mensagem foi enviada em 2025, com o objetivo de pedir apoio à própria paróquia e também aos Orionitas, congregação que vive o carisma da caridade e da evangelização cristã, com atuação voltada aos pobres, à educação e à assistência social.
Jovem de Dracena escreve carta à mão para o Papa Leão XIV e recebe resposta do Vaticano
Felipe Fernandes/Arquivo pessoal
"O estalo que me deu para escrever para o papa foi o meu desejo de falar sobre a Paróquia São Frei Galvão de Dracena, pertencente à Diocese de Marília, e dos Orionitas, além de fazer pedidos ao papa e contar os meus sonhos à Sua Santidade, o papa, mas escrevi para o papa com a vontade de ser ouvido pelo 'Pai da Igreja'", disse Felipe ao g1.
Antes mesmo da resposta, Felipe já havia recebido sinais que considera marcantes, como relíquias de São João Paulo II e de Santa Madre Teresa de Calcutá, além de uma carta-resposta enviada anteriormente pelo Papa Francisco, relacionada à comunidade católica de Dracena.
Initial plugin text
A resposta não tardou. Acompanhado de itens carregados de simbolismo religioso, o retorno do Santo Padre aconteceu em 14 de janeiro de 2026, e trouxe a bênção apostólica para Felipe e sua família.
Na correspondência, o pontífice invocou as graças divinas sobre o lar do jovem dracenense e expressou votos de felicidades. Além das palavras de incentivo, o envelope tinha o santo terço e a foto oficial solicitados pelo professor.
"O terço e a foto têm um lugar especial na minha casa desde o momento em que chegaram. Me sinto feliz ao segurar um objeto que veio diretamente de lá", explicou o jovem.
Jovem de Dracena escreve carta à mão para o Papa Leão XIV e recebe resposta do Vaticano
Felipe Fernandes/Arquivo pessoal
Comunidade e caridade
Na carta, Felipe fez questão de falar sobre a Pousada Bom Samaritano, que realiza um trabalho social em Dracena. Segundo ele, o principal desafio enfrentado pela entidade atualmente é financeiro.
Para Felipe, a resposta do papa representou mais do que um retorno pessoal: foi um sinal de atenção às alegrias e dificuldades vividas pela comunidade. "Todas as palavras do papa me tocaram e ele ouviu as dores e alegrias da minha comunidade."
Ainda de acordo com o jovem, o gesto também pode fortalecer a caminhada dos jovens católicos da região.
"Eu enxergo a Diocese de Marília como uma diocese que está crescendo bastante em relação às vocações, como em igrejas e em sacerdotes, como na evangelização, e a resposta do papa traz um novo fôlego para os jovens católicos da região", explicou.
Atualmente, Felipe segue ligado à paróquia de Dracena, colaborando com atividades e acompanhando a vida comunitária. Para ele, a comunidade tem papel central na própria trajetória de fé.
"A minha comunidade é uma comunidade a qual gosta de ajudar a todos, principalmente os que precisam. E a importância dela é que fortalece a minha fé cristã", refletiu.
LEIA TAMBÉM:
Chef que coleciona mais de 400 aventais relembra trajetória como padeiro após receber 'bênção' de Ana Maria Braga
Sesc Verão 2026 em Presidente Prudente tem programação gratuita em fevereiro; veja
Deslizamento de solo bloqueia trecho da SP-563 e altera trânsito; veja desvios
Número de flagrantes de embriaguez ao volante aumenta mais de 50% na região de Presidente Prudente
‘Museu vivo’: aos 93 anos, guardião da história de Presidente Epitácio dedica a vida à fé em Nossa Senhora dos Navegantes
Jovem de Dracena escreve carta à mão para o Papa Leão XIV e recebe resposta do Vaticano
Felipe Fernandes/Arquivo pessoal
Próximos passos
O terço e a foto vindos de Roma seguem guardados como símbolos de uma troca que começou no interior paulista, atravessou o oceano e voltou em forma de bênção, não apenas para um jovem, mas para toda uma comunidade.
E, depois de receber a resposta do Vaticano, Felipe já pensa nos próximos passos: "Escrever outra carta para o papa pedindo a ajuda dele para realizar sonhos meus", finalizou.
Jovem de Dracena escreve carta à mão para o Papa Leão XIV e recebe resposta do Vaticano
Felipe Fernandes/Arquivo pessoal
Jovem de Dracena escreve carta à mão para o Papa Leão XIV e recebe resposta do Vaticano
Felipe Fernandes/Arquivo pessoal
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM