Prefeitura de Caçapava cita falhas em abastecimento de água e decreta situação de emergência hídrica
27/12/2025
(Foto: Reprodução) Torneira pingando; falta de água
Samantha Rufino/g1 RR
A Prefeitura de Caçapava declarou situação de emergência hídrica na cidade. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (26). Nos últimos dias, a cidade registrou vários bairros sem água.
Nos últimos dias, moradores de vários bairros da cidade, principalmente na região da Vila Menino Jesus, Boa Vista, Tatauba e outros da zona rural reclamaram da falta de água.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) chegou a pedir desculpas e afirmou que estava fazendo manutenções.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No decreto, o prefeito Yan Lopes (Podemos) alega a falha no abastecimento da Sabesp e as altas temperaturas registradas por conta da onda de calor.
Moradores de Caçapava e São José reclamam de falta de água
O documento autoriza a prefeitura a atuar de forma complementar à Sabesp. Segundo o decreto, a coordenação logística para o atendimento será feita pela própria concessionária. Dessa forma, a reclamação é feita para a própria Sabesp, que aciona a prefeitura e pede ajuda.
A prefeitura afirmou que nesta sexta-feira (26) já atuou no abastecimento de água em uma casa e auxiliou para reabastecer um reservatório. A administração municipal ainda pede que as reclamações sobre falta de água ainda sejam direcionadas para a Sabesp.
O decreto tem validade de 180 dias e já está em vigor. O g1 procurou a Sabesp e aguarda retorno.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina