Prefeitura de Angatuba cancela desfiles do carnaval 2026
10/01/2026
(Foto: Reprodução) Prefeitura de Angatuba cancela desfiles do carnaval 2026
Reprodução/Prefeitura de Angatuba
A Prefeitura de Angatuba (SP) cancelou os desfiles das escolas de samba do carnaval 2026. A decisão foi divulgada na noite de sexta-feira (9). O município tem um dos carnavais mais tradicionais da região de Itapetininga (SP).
Em nota oficial, a administração informou que a medida foi tomada diante do cenário financeiro atual e da necessidade de priorizar áreas consideradas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. Segundo a prefeitura, o tradicional desfile das escolas de samba não será realizado neste ano.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A gestão agradeceu o empenho das escolas para viabilizar o evento e pediu desculpas pelas adversidades. Ainda de acordo com a prefeitura, o cronograma do carnaval 2026 será anunciado em breve, com programação adaptada ao orçamento do município e realizada de forma responsável.
A presidente da Câmara dos Vereadores, Bianca Elisbão (PSB) afirmou que o tema foi discutido durante a primeira reunião do ano entre o Legislativo e o chefe do Executivo.
Segundo a parlamentar, após diálogo, análise e consenso, a decisão foi de priorizar áreas essenciais. Ela destacou que a situação financeira da prefeitura exige atenção e responsabilidade, principalmente em setores como Saúde e Educação.
Escolas de samba de Angatuba (SP) lamentaram a decisão
Prefeitura de Angatuba/Divulgação
Atual campeã do carnaval da cidade, a Escola de Samba Liberdade lamentou a decisão. Em nota, a agremiação informou que as escolas estiveram mobilizadas e apresentaram uma proposta de desfile adaptado à realidade orçamentária, mas que, após reunião entre a prefeitura e os nove vereadores, ficou decidido que os desfiles não seriam viabilizados. A escola afirmou que o desejo sempre foi desfilar e agradeceu a compreensão da população.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu também se manifestou. A agremiação informou que participou de diálogos com a prefeitura e a Secretaria de Cultura em busca de alternativas para um carnaval reduzido, mas recebeu a confirmação do cancelamento após a reunião entre o Executivo e os vereadores. Em nota, a escola disse ter recebido a notícia com tristeza e lamentou não poder levar mais um capítulo de sua história para a avenida.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM