Polícia fecha duas clínicas de estética e prende farmacêutica por irregularidades em Campinas
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Polícia fecha clínica de estética e prende farmacêutica por irregularidades em Campinas
A Polícia Civil fechou duas clínicas de estética em Campinas - uma no Jardim Guanabara e outra no Jardim Flamboyant - e prendeu uma farmacêutica em uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária nesta quinta-feira (5).
Os estabalecimentos possuíam uma série de irregularidades, incluindo aplicação de medicamentos para emagrecimento sem autorização para esse tipo de atividade - veja mais abaixo.
As inspeções aconteceram após denúncia anônima e os responsáveis têm prazo de 10 dias para entrar com recursos. Os produtos foram apreendidos pela Polícia Civil.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
Interdição no Jardim Guanabara
Na clínica localizada no Jardim Guanabara, os investigadores encontraram 19 frascos de substâncias emagrecedoras injetáveis, suplemento vitamínico vencido e toxina botulínica armazenada fora da temperatura necessária.
Documentos apreendidos apontam que o estabelecimento também funcionava como farmácia, no varejo e no atacado. Cartelas de rótulos apreendidos também indicam que ocorria o fracionamento e envase dos compostos de forma clandestina.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Marcel Fehr, os clientes que adquiriram produtos em larga escala também serão investigados pela Polícia Civil.
Ainda segundo a polícia, havia prontuários indicando que a responsável fazia o acompanhamento de clientes que adquiriam os produtos para emagrecimento, o que só poderia ser feito por médicos.
"Eles não se limitavam a fazer a venda e a aplicação destes produtos. Nós localizamos documentos que indicam que eles faziam um controle da venda e da aplicação e a anotação de quanto a pessoa estava perdendo de peso. Ou seja, eles estavam exercendo uma atividade como se fossem médicos. Esses pacientes estavam completamente vulneráveis", diz relata o delegado Marcel Fehr
A proprietária do estabelecimento não estava no local, apenas uma farmacêutica, que segundo a polícia, afirmou que não tinha conhecimento dos fatos.
A farmacêutica foi levada para a Cadeia de Paulínia (SP) e o caso é investigado como crime contra a saúde pública e contra as relações de consumo.
Polícia fecha clínica de estética e prende farmacêutica por irregularidades em Campinas
Polícia Civil/Divulgação
Interdição no Jardim Flamboyant
Durante a fiscalização realizada em uma clínica de estética no Jardim Flamboyant, as autoridades constataram diversas irregularidades.
Entre os problemas identificados estão a realização de procedimentos injetáveis e o uso de equipamentos sem licença junto ao órgão sanitário, além da ausência de um responsável técnico devidamente habilitado.
Também foi verificada a aplicação do medicamento Tirzepatida (Mounjaro) sem autorização para a prática de atividades médicas.
A fiscalização apontou ainda falhas graves na organização interna, com prontuários de pacientes desorganizados e espalhados pela sala de atendimento, ausência de laudos de manutenção preventiva e de calibração dos equipamentos, e falta de limpeza e organização do ambiente.
Fforam encontradas sujidades em móveis e bancadas, bem como agulhas de acupuntura, seringas e agulhas abertas armazenadas de forma inadequada em gavetas.
Polícia civil fecha clínica de estética em Campinas por irregularidades
Polícia Civil
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.