Polícia Civil investiga invasão de domicílio e vandalismo contra secretária municipal em Rancharia
28/01/2026
(Foto: Reprodução) Secretária municipal de Rancharia (SP) sofre ato de vandalismo e invasão a domicílio
Reprodução
A Polícia Civil investiga um caso de invasão de domicílio e vandalismo contra uma secretária municipal de Rancharia, no interior de São Paulo. O crime ocorreu no início da tarde de segunda-feira (26).
Conforme apurado pelo g1, a secretária municipal de Infraestrutura teve a casa invadida por uma pessoa, que quebrou o vidro traseiro do carro particular da vítima. A agente política mora na casa com a mãe idosa.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A principal suspeita é de que o crime tenha sido motivado após a secretária constatar a realização de obras irregulares na cidade. Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso.
Segundo a Polícia Civil, a vítima chegou à residência por volta das 11h57 e estacionou o veículo na garagem. Na sequência, dois indivíduos em uma motocicleta se aproximaram do local. O garupa desceu, entrou na garagem e quebrou o vidro traseiro do carro com um pedaço de madeira. Em seguida, a dupla fugiu.
Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar e da Polícia Civil foram acionadas para atender a ocorrência. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas, e os suspeitos deverão ser intimados para prestar esclarecimentos.
Um inquérito policial foi instaurado para apurar os crimes de dano qualificado e invasão de domicílio.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Rancharia publicou uma nota de repúdio nesta terça-feira (27), lamentando o ocorrido. Além disso, o município destacou que as fiscalizações seguirão e obras irregulares não serão permitidas, assim como qualquer tipo de fraude ou conduta em desacordo com a legislação vigente.
O município também destacou que o trabalho técnico e responsável das secretarias seguirá sendo realizado com seriedade e dentro da legalidade. Confira, abaixo, o posicionamento da prefeitura na íntegra:
“A Prefeitura de Rancharia vem a público manifestar seu total repúdio a qualquer ato de violência, vandalismo, intimidação ou ameaça, como o ocorrido recentemente contra a secretária municipal de Infraestrutura.
Ações dessa natureza são inaceitáveis e atentam não apenas contra agentes públicos no exercício de suas funções, mas também contra os princípios da legalidade, do respeito e da convivência democrática. Ressaltamos que episódios como esse apenas reforçam o compromisso da atual gestão em não compactuar com irregularidades ou práticas que desabonem a confiança da população ranchariense.
A Administração Municipal reafirma que as fiscalizações seguirão sendo constantes e rigorosas. Obras irregulares não serão permitidas, assim como qualquer tipo de fraude ou conduta em desacordo com a legislação vigente. O trabalho técnico e responsável das secretarias continuará sendo realizado com seriedade e dentro da lei.
Mesmo diante de represálias, ameaças ou danos ao patrimônio, a atual gestão seguirá firme em seu compromisso de buscar sempre o melhor para o município, pautada pela transparência, honestidade e trabalho árduo, em defesa do interesse público e do bem-estar da população.
A Prefeitura de Rancharia se solidariza com a secretária de Infraestrutura, bem como toda sua equipe, e reforça que não se intimidará diante de tentativas de coação, mantendo-se firme na condução de uma gestão responsável e comprometida com o desenvolvimento do município.”
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM