PF investiga grupo de São José suspeito de cometer fraudes milionárias contra bancos públicos
04/02/2026
(Foto: Reprodução) PF investiga grupo de São José suspeito de fraudes milionárias contra bancos públicos
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal informou, nesta quarta-feira (4), que investiga um grupo criminoso de São José dos Campos especializado em fraudes milionárias contra bancos públicos.
No início da manhã, policiais federais deflagraram uma operação para cumprir um mandado de busca e apreensão em uma casa da cidade contra um casal apontado como chefe da associação criminosa.
Segundo a Polícia Federal, a operação 'German Parking' é realizada após investigações identificarem que os suspeitos usam documentos e artifícios fraudulentos para abrir contas em bancos digitais e fazer transferências bancárias, especialmente por meio de pagamentos de boletos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Ainda segundo a PF, as fraudes causaram prejuízos milionários à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil. O g1 acionou os bancos, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
"Também foram identificadas fraudes envolvendo cartões pré-pagos, bem como a aquisição de imóveis, que revelou evolução patrimonial incompatível com os rendimentos declarados pelos investigados", afirmou a Polícia Federal.
Os crimes investigados são furto mediante fraude cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático e associação criminosa. As penas previstas podem chegar a 12 anos de prisão.
Segundo a PF, foram apreendidos quatro aparelhos celulares na operação. As investigações vão continuar, inclusive com a análise dos aparelhos, mas sem uma data para retorno da ação.
Imagem de arquivo - Polícia Federal.
Divulgação/PF
PF investiga grupo de São José suspeito de fraudes milionárias contra bancos públicos
Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina