Passageiro que caiu de escada em desembarque de avião morreu por traumatismo craniano após bater cabeça
16/12/2025
(Foto: Reprodução) Idoso que morreu após cair de escada de avião em Rio Preto teve traumatismo craniano
O passageiro de 67 anos que caiu da escada durante o desembarque do avião, no dia 19 de janeiro, em São José do Rio Preto (SP), morreu em decorrência de traumatismo craniano após bater a cabeça na queda. A informação foi confirmada com exclusividade ao g1 na segunda-feira (15).
Segundo apurado pela reportagem, o laudo necroscópico indicou que Marco Antonio D'amico morreu por traumatismo craniano. Na ocasião, os bombeiros foram acionados e encontraram o passageiro em parada cardiorrespiratória. Ele morreu no aeroporto.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O inquérito policial foi concluído no dia 10 de junho e remetido ao Ministério Público (MP), que decidiu pelo arquivamento no dia 2 de julho. As auxiliares da pista prestaram depoimento à polícia, e as imagens de câmera de segurança foram analisadas.
LEIA MAIS:
'FAZIA CHECK-UPS ANUAIS': Família diz que passageiro que caiu da escada e morreu durante desembarque de avião não tinha problema no coração
Conforme apurado pelo g1, com base nas imagens, a polícia não constatou irregularidades na pista ou na escada que pudessem ter contribuído para a queda da vítima. Dessa forma, no documento policial, não há indiciamento, uma vez que a investigação indicou que não houve dolo ou culpa.
O MP arquivou a investigação, porque entendeu que não há crime. As causas da queda, ou seja, se ele tropeçou ou se sofreu vertigem, por exemplo, não foram relatadas no inquérito.
Agora, a família pode decidir se remete o caso à Justiça na esfera civil, que pode atuar para reparações financeiras ou indenizações. O g1 questionou novamente o MP sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Marco Antonio D'amico morreu no aeroporto em Rio Preto
Reprodução e Arquivo pessoal
O que diz a companhia aérea
Na época, o Airbus A320 operava o voo 3082 da Latam Airlines Brasil, no qual estava Marco Antonio. O avião decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 17h35, e pousou em Rio Preto às 18h25.
Em nota, a Latam disse que se solidariza com os familiares do passageiro que faleceu durante o desembarque do voo LA3082 (São Paulo/Congonhas-São José do Rio Preto), de 19/01/2025, e informa que acompanhou as comunicações oficiais das autoridades sobre o real motivo do falecimento.
A companhia informa, ainda, que solicitou assistência imediata do aeródromo e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a localidade no momento do ocorrido.
Passageiro morreu ao cair de escada em desembarque de avião em Rio Preto (SP)
Gustavo Amaral/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM