PAI-Serviço: Campinas aplica 90 autuações em 90 dias ao transporte para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
22/01/2026
(Foto: Reprodução) Porta de van do PAI-Serviço cai durante atendimento em Campinas
Campinas (SP) aplicou 90 autuações ao sistema PAI-Serviço nos últimos 90 dias, de acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec) - o que representa média de ao menos 1 notificação realizada diariamente.
Só em janeiro, até o dia 21, o total chegou a 34. Os números foram informados depois do episódio em que a porta de uma van se soltou durante uma viagem, nesta quarta-feira (21), e o motorista não conseguiu solicitar outro veículo, devido a indisponibilidades da frota. Ninguém ficou ferido.
🔎 O PAI-Serviço é o transporte gratuito oferecido na cidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O sistema tem 55 vans e registra 540 viagens por dia, com 2.570 usuários cadastrados, segundo a Emdec.
A Emdec confirmou que seis vans apresentaram problemas mecânicos nesta quarta-feira, ficaram fora de operação e os responsáveis foram notificados. No mesmo dia, outras 10 vans do PAI-Serviço foram autuadas por problemas mecânicos e atraso na operação.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Porta da van caiu
Porta de van do PAI-Serviço cai durante atendimento e falhas tiram seis de circulação
Segundo relato recebido pela EPTV, afiliada da TV Globo, três pacientes embarcaram no veículo, mas a porta se soltou e caiu quando o motorista tentou fechá-la. Os ocupantes da van haviam acabado de sair de uma sessão de hemodiálise de aproximadamente quatro horas.
"A porta simplesmente caiu da mão do motorista", contou Bethania Moreira, que utiliza o PAI-Serviço e estava dentro da van no momento.
Diante da situação, o motorista entrou em contato com a central do transporte, mas foi informado sobre a dificuldade de enviar outro veículo, pois 16 vans estariam quebradas e fora de operação. O grupo ficou no local das 15h30 até 18h à espera de uma solução para voltar para casa.
"A gente saiu da diálise cansado, exausto, doido para chegar já em casa, para descansar. Teve que esperar esse tempo todo lá sentado lá na frente do hospital. A gente já passa um processo bem complicado, e a gente usa porque a gente precisa, né? É um descaso com a gente, que 'tá' fazendo esse tratamento", afirmou Bethania.
LEIA TAMBÉM:
Usuários do PAI-Serviço denunciam alta em cancelamentos de viagens, em Campinas; Emdec alega demanda acima da capacidade
O gerente de divisão de controle operacional da Emdec, José Sebastião Paiola Júnior, afirmou que o incidente foi "uma surpresa" e que nunca havia acontecido durante o contrato do seriço, de quase 20 anos.
As vistorias do PAI-Serviço variam conforme a idade do veículo, segundo Paiola. Os modelos mais novos passam por inspeção a cada seis meses, enquanto os mais antigos precisam ser verificados a cada 90 dias. As checagens avaliam itens mecânicos, estruturais e de segurança, e qualquer veículo só pode voltar a circular após aprovação.
Paiola informou que o veículo tem 15 anos de uso, passou por vistoria em 25 de novembro de 2025, e que a Emdec aguarda um laudo da concessionária para identificar a causa.
"A gente não conseguiu ainda ter uma explicação técnica por que aconteceu isso", disse.
O serviço foi autuado após o ocorrido e as equipes de manutenção das concessionárias foram orientadas a verificar toda a frota enquanto a causa da falha não é identificada, segundo o gerente.
Após o problema, o veículo foi recolhido à garagem e passará por manutenção e perícia. Só poderá voltar a operar após nova inspeção veicular da Emdec, além da checagem da própria concessionária.
Porta de van do PAI-Serviço cai durante atendimento, e falhas mecânicas tiram outras seis de circulação em Campinas
Imagens cedidas
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.