Operação Verão: Litoral Norte de SP recebe reforço policial para a alta temporada
15/12/2025
(Foto: Reprodução) Operação Verão: Policiamento é reforçado no Litoral Norte
As quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo recebem, a partir desta segunda-feira (15), um reforço de policiais que vão atuar durante a alta temporada da região. A "Operação Verão" segue até fevereiro.
De acordo com a Polícia Militar, a segurança em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba vai ser reforçada com 800 novos policiais, mais 120 viaturas, além de tecnologias como drones, sistemas de vídeomonitoramento, georreferenciamento e outras ferramentas de policiamento inteligente.
A operação tem como objetivo aumentar a segurança do Litoral Norte neste período do ano em que a região é procurada por milhares de turistas para curtir o verão e as festas de fim de ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Nesta época do ano, o número de pessoas nas quatro cidades salta dos 350 mil habitantes para 2 milhões.
Com o movimento intensificado, o Litoral Norte enfrenta desafios como sobrecarga de infraestrutura e a necessidade de reforço na segurança pública entre dezembro e fevereiro.
"A gente realiza um patrulhamento diferenciado, com viaturas, bicicletas, quadriciclos, temos uma aeronave de patrulhamento aéreo específica para a região. Há uma sobrecarga muito grande sobre todas as áreas sociais e urbanas, esse incremento no efetivo é essencial para manter a tranquilidade e a segurança pública na região", disse o coronel Luiz Fernando Alves, comandante da PM no Litoral Norte de SP.
Participam da ação o policiamento ambiental, policiamento rodoviário, Corpo de Bombeiros, Academia de Polícia Militar e o comando de policiamento de choque, que atuarão de forma integrada às unidades operacionais do CPI-1.
Além disso, haverá cooperação com as prefeituras municipais, especialmente por meio das guardas municipais e demais áreas responsáveis pela ordem urbana e apoio logístico.
Policiais reforçam segurança no litoral norte de SP
Divulgação/Governo de SP
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina