Operação mira grupo criminoso que faz extração ilegal de palmito juçara e envaza em fábricas clandestinas em SP
25/11/2025
(Foto: Reprodução) Operação mira extração ilegal de palmito juçara e envaza em fábricas clandestinas em SP
Uma operação conjunta realizada nesta terça-feira (25) mirou um grupo criminoso acusado de fazer a extração ilegal de palmito juçara em áreas de proteção ambiental do estado de São Paulo e envazar o produto em fábricas clandestinas sem seguir qualquer medida sanitária.
O palmito era retirado do Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, além de outras regiões do estado de São Paulo.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Juquitiba, Itapecerica da Serra e Miracatu.
A ação contou com a participação de promotores de Justiça do Gaeco, grupo do Ministério Público que atua no combate ao crime organizado, do Gaema, grupo do MP em defesa do meio ambiente, servidores do MP, integrantes da Polícia Ambiental e agentes da Vigilância Sanitária.
Operação mira grupo criminoso que faz extração ilegal de palmito juçara e envaza em fábrica clandestina
Reprodução
Investigação
A operação é resultado de informações do Gaema sobre reiteradas ocorrências relativas a danos ambientais causados por um grupo de criminosos no interior do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virginia em São Luiz do Paraitinga e Caraguatatuba.
Nas investigações, verificou-se que essas pessoas montaram empresas, que se passavam por distribuidoras, para comercializar e distribuir o produto.
No entanto, o palmito era manipulado e envazado em ambientes insalubres sem seguir qualquer norma de higiene e segurança obrigatória para a manipulação de produtos destinados ao consumo.
Animais em local onde palmito extraído ilegalmente era armazeado
Reprodução
Veja os vídeos que estão em alta no g1