Novo secretário da Segurança de SP ajudou a prender sequestrador de Silvio Santos e jogador argentino
(Foto: Reprodução) VÃdeo mostra policiais em elevador da sede da Civil celebrando prisão de Paulo Cupertino
O governador TarcÃsio de Freitas (Republicanos) confirmou na sexta-feira (28) a nomeação do delegado Osvaldo Nico Gonçalves como novo secretário da Segurança Pública de São Paulo (SSP) em substituição a Guilherme Derrite. Até então, Nico atuava como secretário-executivo da pasta.
Relator do Projeto de Lei Antifacção, o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) deixou o cargo de secretário da SSP neste mês e voltará em definitivo para a Câmara dos Deputados a partir da próxima segunda-feira (1). Derrite já havia combinado a saÃda com o governador.
O futuro secretário, o doutor Nico, como é chamado por seus pares e pela imprensa, é um dos rostos mais conhecidos da polÃcia paulista. Em 2022, ele foi indicado pelo então governador Rodrigo Garcia (PSDB) como novo delegado-geral da PolÃcia Civil do Estado.
Delegado Nico Gonçalvez (ao centro), já ajudou a prender (da esquerda para a direita): FabrÃcio Queiroz; Paulo Cupertino; Roger Abdelmassih; MaurÃcio Norambuena; Fernando Dutra Pinto e Leandro Desábato
Reprodução/Arquivo TV Globo
Aos 68 anos de idade, sendo mais de 40 deles como policial, Nico tem perfil midiático, com inúmeras entrevistas em programas de televisão. Nesse perÃodo, ele ganhou respeito por atuar em casos policiais famosos em São Paulo. Entre eles ajudou a prender:
o sequestrador da filha e do apresentador Silvio Santos (2001), Fernando Dutra Pinto.
o chileno MaurÃcio Hernández Norambuena (2002), que planejou o sequestro do publicitário Washington Olivetto.
o ex-médico Roger Abdelmassih (2014), acusado por uma série de estupros contra pacientes;
o jogador argentino Leandro Desábato, do Quilmes, acusado de racismo contra o atleta Grafite, do São Paulo, pela Copa Libertadores, no estádio do Morumbi (2005);
o ex-assessor da famÃlia Bolsononaro, FabrÃcio Queiroz (2020);
o empresário Paulo Cupertino Matias (2022), acusado de matar a tiros o ator Rafael e Miguel e a famÃlia dele.
Roger Abdelmassih
Reprodução?globoNews
Norambuena [de amarelo] e outros presos são levados por policiais
Reprodução/Arquivo/TV Globo
Policiais celebram a prisão de Paulo Cupertino
Reprodução/PolÃcia Civil
Trajetória
Osvaldo Nico ingressou na PolÃcia Civil em 1979, como investigador. Antes de assumir o cargo de delegado-geral, era responsável pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) desde 2019.
Diversas vezes disse em entrevistas, porém, que o vÃnculo dele com a polÃcia de São Paulo começou ainda menino, quando era engraxate na porta do 17º Distrito Policial do Ipiranga, na Zona Sul de SP, e era incentivado pelo então delegado-titular da área, Aldo Galiano, que trabalhou 32 anos na PolÃcia Civil.
Depois de passar pela chefia do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), do Grupo Armado de Repressão a Roubos (GARRA), do Grupo Especial de Resgate – GER (DEIC) e ajudar a fundar o Grupo de Operações Especiais (GOE) paulista, ele também comandou a Segurança de grandes eventos no paÃs, como a visita do Papa em 2007 e a Copa do Mundo de 2014.
Guilherme Derrite e Osvaldo Nico Gonçalves
DivulgaçãoFONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/11/29/novo-secretario-da-seguranca-de-sp-ajudou-a-prender-sequestrador-de-silvio-santos-e-jogador-argentino.ghtml