Museu da Água é fechado após chuvas e extravasamento do rio na Rua do Porto de Piracicaba
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Museu da Água é fechado temporiamente após chuvas e extravasamento do Rio Piracicaba
Após as chuvas torrenciais registradas em Piracicaba (SP) nesta quarta-feira (11), o Museu da Água, ponto turístico da Rua do Porto, foi atingido pelo extravasamento do rio que leva o nome da cidade e precisou ser fechado temporariamente, segundo informou a prefeitura.
Em comunicado emitido na noite de quarta-feira, a administração municipal disse que uma equipe do Serviço de Água e Esgoto de Piracicaba (Semae) inicia limpeza e avaliação das condições de uso do espaço nesta quinta (12).
"O Museu da Água foi inundado pelas águas do rio Piracicaba na noite de ontem, devido ao rompimento de canal da empresa Ferroligas. O Semae aguarda uma avaliação e laudo da Defesa Civil quanto a estabilidade dos muros do canal da Ferroligas para definir sobre a abertura do espaço", explicou.
A autarquia afirmou que fará levantamento sobre as possíveis causas do rompimento do canal.
Museu da Água é fechado temporiamente após chuvas e equipes fazem limpeza do espaço
Yasmin Moscoski/g1
O Parque da Rua do Porto também foi fechado no início da noite desta quarta-feira, conforme orientação da Defesa Civil, depois das chuvas intensas.
Dados do Posto Meteorológico da Esalq-USP apontam que Piracicaba registrou 61,5 milímetros nas últimas 24 horas.
"O fechamento antes do horário previsto foi necessário para prezar pela segurança dos frequentadores", disse no comunicado.
Museu da Água é fechado temporiamente após chuvas e equipes fazem limpeza do espaço
Helen Sacconi/EPTV
O Rio de Piracicaba vai jogar água para fora?
O nível do Rio Piracicaba está em recuo na manhã desta quinta-feira (12). Às 7h40, o manancial tinha 4,7 metros de profundidade. Mas, na manhã de quarta (11) chegou a 5,60m e entrou em estado de extravasamento após as chuvas registradas desde a noite de terça-feira (10).
Às 17h, o nível do rio Piracicaba era de 5,08 metros na área urbana e 5,13 metros na região de Artemis, ambos em estado de extravasamento. Os dados são de consulta ao Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp).
Por volta das 11h40, manancial atingiu 5,6 metros na área urbana e 4,97 metros na região de Artemis, ambos em estado de extravasamento.
Nível do Rio Piracicaba sobe e invade bairros; ruas e avenidas foram interditadas
Na Rua do Porto, um dos principais cartões-postais da cidade, a cheia surpreendeu moradores e turistas. À tarde, a rampa dos pescadores ficou coberta pela água. Segundo a Defesa Civil, a rua não alagava desde 2011.
Já o rio Corumbataí, no ponto de captação de Piracicaba, registrou 3,58 metros, permanecendo em estado de alerta.
Chuvas
Dados do Posto Meteorológico da Esaql-USP apontam que Piracicaba soma 210 milímetros de precipitação nos primeiros 11 dias de fevereiro. O volume já supera a média esperada para todo o mês, que é de 178 mm.
No mesmo período do ano passado, o acumulado do mês inteiro foi de 123,28 milímetros.
Rio Piracicaba atinge 5,6 metros e trecho da Rua do Porto é fechado após alagamentos
Na última segunda-feira (9), a cidade somou 43 milímetros em apenas duas horas, conforme medição da Estação Meteorológica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), o campus da USP na cidade.
Interdições
As chuvas também deixaram diversos pontos alagados em diferentes regiões da cidade na quarta-feira, como a Avenida Armando de Salles Oliveira, na Rua Campos Sales, no Centro, e na região da Rua do Porto.
A Avenida Beira Rio precisou ser interditada após a água atingir o bolsão de estacionamento próximo aos restaurantes, na Avenida Alidor Pecorari.
A Estrada do Bongue também ficou alagada e teve impacto nos dois sentidos. No sentido bairro, alguns motoristas ainda se arriscaram a atravessar o trecho tomado pela água. Já no sentido Centro, o tráfego ficou impedido porque os bueiros não davam conta de escoar o volume acumulado.
Rio Piracicaba entra em estado de extravasamento e bolsão da Rua do Porto tem pontos de alagamentos
Edijan Del Santo/EPTV
Outro ponto com bloqueio foi a Avenida Jaime Pereira, no cruzamento com a Rua dos Dourados, no sentido Centro.
Apesar dos transtornos, até a última atualização desta reportagem não havia registro de feridos ou de danos estruturais graves.
A Prefeitura informou que montou uma força-tarefa para atender as ocorrências relacionadas à chuva. A Defesa Civil segue monitorando o nível do Rio Piracicaba e dos demais cursos d’água da região.
Vias interditadas pela Defesa Civil
Avenida Jaime Pereira
Trecho: cruzamento com a rua dos Dourados
Sentido interditado: bairro → centro
Sentido centro → bairro: normal
Avenida Beira Rio
Trecho: a partir da rua Rangel Pestana, no acesso à avenida Alidor Pecorari
Interdição mantida ao longo do dia devido ao acúmulo de água
A Defesa Civil ainda monitora os Rios Piracicaba e Corumbataí e, até a última atualização desta reportagem, não havia desabrigados.
Nível dos mananciais
O nível do manancial subiu mais de 50 centímetros em meia hora nesta quarta-feira (11). Por volta das 11h10, o Rio Piracicaba atingiu 5,05 metros na região da Rua do Porto, perto da rampa dos pescadores, apontam dados do Saisp, consultados pelo g1.
No fim da manhã de quarta-feira (11), o nível do Rio chegou a 5,60 metros.
Rio Piracicaba entra em alerta para transbordamento em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
O Rio Piracicaba já tinha entrado em estados de atenção, na última segunda-feira (9), e de alerta para extravasamento ao ultrapassar os quatro metros de profundidade por volta das 4h da madrugada desta quarta (11).
No ponto de captação de Piracicaba, o Rio Corumbataí registrou 3,74 metros, permanecendo em estado de alerta.
Rio Piracicaba em estado de extravasamento na Rua do Porto, próximo ao parque
Edijan Del Santo/EPTV
Confira como funciona identificação dos avisos por cores, a seguir:
🟨Atenção: a partir de 3,20 metros
🟧Alerta: a partir de 3,70 metros
🟪Emergência: a partir dos 4,20 metros
🟥 extravasamento: a partir dos 4,70 metros
Rio Piracicaba entra em estado de extravasamento na Região da Rua do Porto
Reprodução/Saisp
Avenida Beira Rio
A interdição na avenida Beira Rio se deu por conta da água que atingiu o bolsão localizado a partir do Restaurante Porto do Sol, na avenida Alidor Pecorari.
“Por esse motivo, o local foi interditado de forma preventiva, evitando acidente ou a parada de veículos”, explicou o Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, nesse ponto, o nível é inferior à calha do rio, o que provoca o refluxo das águas da chuva para a via.
Piracicaba registra 43 milímetros de chuvas em menos de duas horas
Reprodução/EPTV
Avenida Jaime Pereira
Um trecho da avenida Jaime Pereira também está com poças de água, no entanto, o fluxo de veículos não foi interditado.
As chuvas intensas também causaram a queda de árvores em oito pontos da cidade, conforme atualização das 10h45, nos bairros Centro, Paulista, Jardim Esplanada, Vila Fátima e Vila Resende.
Horto de Tupi
Isabela Borghese
Horto de Tupi fechado
Após vistoria realizada na Área de Visitação Pública do Horto de Tupi na manhã desta quarta-feira (11) local permanecerá fechado ao público de forma preventiva nesta quarta-feira (11/02) e na quinta-feira (12/02).
O solo segue bastante encharcado, com risco significativo de queda de árvores. A situação continuará sendo monitorada diariamente, com nova avaliação para possível reabertura na sexta-feira (13).
Estrada do Bongue tem pontos de alagamentos em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Pontos críticos
No caso de transbordamento do Rio Piracicaba, os pontos mais suscetíveis a alagamentos são:
Região da Rua do Porto
Avenida Beira Rio,
Bongue
Avenidas Cruzeiro do Sul
Avenida Jaime Pereira
Bairros Ondas
Algodoal
Ondinhas
São Francisco
Estoril
Jupiá
Gran Park
Ártemis
No Rio Corumbataí, pode causar alagamentos nas regiões de Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy.
O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em áreas como Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.
Rio Piracicaba entra em estado de extravasamento
Edijan Del Santo/EPTV
Alertas
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas de perigo para tempestades em toda região de Piracicaba.
⛈️Que verão é esse? Em onze dias de fevereiro, apenas dois não tiveram registros de chuvas na metrópole. As temperaturas mínimas ficam na casa dos 19C e 20 °C, as máximas alcançam os 24 °C e não devem ultrapassar os 26°C, em pleno verão, até quarta-feira (11) em Piracicaba.
Avenida 31 de Março fica alagada com chuvas de menos de duas horas em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Zonas de convergência
Segundo previsão do Climatempo, fevereiro começou com novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul, as chamadas ZCAS, que resulta em temporais persistentes no verão.
Chuvas em Piracicaba - Fevereiro de 2026
🌧️O que são zcas? Sistema é resultado do comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão ou de uma área alongada de baixa pressão em superfície.
Leia também: Mais urbanização, mais raios? Descargas elétricas crescem em janeiro e INPE explica como região de Piracicaba favorece fenômeno
Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Chuvas provocam alagamentos em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Previsão do Tempo
Piracicaba
Quinta-feira (12): temperatura mínima de 22 °C e máxima de 30 °C
Sexta-feira (13): temperatura mínima de 22 °C e máxima de 30 °C
Cratera que abriu na Avenida Piracicamirim após chuva forte em Piracicaba (SP)
Gustavo Nolasco/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.