Morre filhote raro de macaco sagui albino resgatado em mata no interior de SP
09/01/2026
(Foto: Reprodução) Morre filhote raro de macaco sagui albino resgatado em Casa Branca
O filhote raro sagui albino foi resgatado em uma área de mata de Casa Branca (SP) não resistiu aos ferimentos e morreu, informou a Defesa Civil nesta sexta-feira (9). O animal será taxidermizado, uma técnica que visa preservar sua forma, aparência e tamanho.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
Segundo o médico veterinário Armando Cruz Neto, o animal silvestre de aproximadamente dois meses de vida estava bastante debilitado e permaneceu internado.
A avaliação clínica constatou que o filhote apresentava traumatismo craniano. A suspeita é de que o ferimento tenha sido causado por uma queda das costas da mãe, situação comum em filhotes dessa idade.
Raro sagui albino é resgatado em Casa Branca, SP; ele pode ter sido abandonado pela mãe
Defesa Civil
Mais notícias da região:
QUEDA DE AVIÃO: veja o que se sabe sobre o acidente em Tambaú
TRISTEZA: Morre filhote raro de macaco sagui albino resgatado em mata de Casa Branca
OPERAÇÃO: Casal é preso e fábrica clandestina de bebidas é fechada em Rio Claro
Resgate
O animal silvestre foi visto por moradores que acionaram a equipe para o resgate, na terça-feira (6), em uma mata na Rua Francisco Dobies.
A Polícia Ambiental foi acionada e a documentação legal foi providenciada. O sagui foi encaminhado para cuidados veterinários em uma clínica em Santa Cruz das Palmeiras (SP).
De acordo com o veterinário, o sagui será taxidermizado pelo Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (IBIMM), localizado na Fazenda Palmares, em Santa Cruz das Palmeiras.
O material será utilizado em pesquisas científicas conduzidas pelo professor e biólogo Edris Queiroz, tendo em vista a raridade do animal e sua relevância para estudos acadêmicos e ambientais.
Condição genética rara
Sagui albino é resgatado em área de mata em Casa Branca
O albinismo é uma condição genética rara caracterizada pela ausência total ou parcial de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele, dos pelos e dos olhos.
Segundo o veterinário, com essas características prejudicadas, o animal tende a ficar isolado ou até mesmo ser abandonado pela mãe, como forma instintiva de preservar o restante do grupo.
De acordo com o biólogo Hugo Saulino, muitas vezes os genitores podem abandonar os filhotes devido ao próprio instinto.
"O albinismo muitas vezes implica algumas condições desvantajosas para os animais, em especial para os macacos. Uma delas é a própria exclusão em razão da diferenciação de tonalidade do pelo (ausência de melanina), maior exposição aos predadores visto que a cor da pelagem pode se destacar mais num ambiente camuflado", disse.
O biólogo explicou também que doenças como fotofobia (sensibilidade à luz) ou doenças epidérmicas(doenças de pele) podem levar a uma condição de enfraquecimento do organismo do animal.
Veterinário com o sagui albino junto a equipe da Defesa Civil
Defesa Civil
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara