Moradores do Jardim Marcelo, em Itaquaquecetuba, convivem há anos com lama e buracos
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Moradores do Jardim Marcelo enfrentam ruas sem infraestrutura há anos
No Jardim Marcelo, em Itaquaquecetuba, moradores convivem há anos com ruas sem infraestrutura. Nesse período de chuva, a situação fica ainda pior por causa dos buracos e da lama que descem por toda a rua. A Prefeitura afirma que as obras estão em fase de contratação e planejamento.
Diariamente, Junior Barbosa enfrenta diversos desafios antes mesmo de ir trabalhar. Ele mora no bairro, onde a falta de infraestrutura afeta até as atividades mais simples.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
“Fica bem feia a situação pra sair de carro. Tem muita lama, o carro chega a atolar. A gente tem que chamar vizinho pra ajudar”, reclamou.
“Acaba cortando até a brincadeira das molecadas, de andar de bicicleta. A gente acaba perdendo até o verão, porque é quando mais chove”, completou.
E essa não é uma situação recente. Há pelo menos oito anos, a equipe da TV Diário vai ao Jardim Marcelo para mostrar o problema.
Em agosto de 2018, a via estava intransitável, tomada por mato, erosões e crateras que impediam a passagem de veículos e dificultavam o acesso à pé, especialmente para idosos.
Em abril de 2019, a situação da Rua Embaú continuava como um desafio diário para os moradores subirem e descerem a ladeira.
Em dezembro de 2023, a Prefeitura passou máquinas no endereço. Mas o que era para ajudar piorou a situação do local. Até ambulâncias eram impedidas de socorrer quem precisava de socorro.
Em todas as visitas, o cenário segue praticamente o mesmo. Em pleno 2026, Junior diz que o serviço nunca é resolvido.
“Vem máquina, passa, mas não resolve. Não é só passar máquina e deixar bonitinho pra tirar foto. Tem todo um tratamento da rua que não é feito”, reivindicou.
O problema da falta de infraestrutura sempre volta quando chove. Inclusive, durante a entrevista, a chuva começou a cair e a preocupação aumentou.
“O medo vem. A gente já se prepara porque sabe que vai descer bastante barro”, disse Junior.
Depois da chuva, o barro logo começa a descer a Rua Embaú. Toda a lama é por causa do barranco que, segundo os moradores, está cada vez mais ficando sem terra, e há casas construídas em cima. E, se a chuva aperta…
“A gente tem que sair daqui, porque o barro começa a descer. Se ficar, acaba levando a gente também”, disse o morador.
O que diz a Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que acompanha a situação do Jardim Marcelo e que a região está incluída no planejamento de obras de infraestrutura do município, e que a Rua Embaú está em fase de contratação de empresa especializada para a execução das intervenções necessárias. Essa etapa antecede o início das obras.
A administração municipal destacou ainda que, enquanto o processo está em andamento, fará, nesta semana, uma nova vistoria técnica no bairro para a execução de serviços paliativos, que também se estenderão à Rua Igrapiúna.
Moradores reclamam de falta de infraestrutura no Jardim Marcelo, em Itaquaquecetuba
Reprodução/TV Diário
Assista a mais notícias do Alto Tietê