Justiça interdita alojamentos para atletas adolescentes de clube de futebol em Iracemápolis
14/01/2026
(Foto: Reprodução) Bola no gramado do Independente Futebl Clube
Independente Futebl Clube
A Justiça determinou a interdição imediata de alojamentos para atletas adolescentes em formação mantidos pelo Independente Futebol Clube, que estão localizados em Iracemápolis (SP). O presidente do clube informou que a desativação já ocorreu (leia mais no final da reportagem).
A decisão é de segunda-feira (12) e ocorreu em uma ação civil pública proposta pelo promotor de Justiça Alejandro Martins Vargas Gomez. Ele relata as seguintes irregularidades:
Quartos superlotados;
Falta de alvará do Corpo de Bombeiros e certificado de segurança contra incêndio;
Condições higiênico-sanitárias inadequadas;
Medicamentos de uso controlado armazenados junto com alimentos.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo o promotor, os alojamentos coletivos não possuem adequação às normas mínimas de proteção previstas na legislação brasileira, o que foi comprovado por inspeção técnica realizada pela Vigilância Sanitária da cidade.
O juiz do caso concedeu uma liminar - decisão provisória de urgência - sob argumento de violação de direitos fundamentais de adolescentes, e determinou que o clube deixe de manter adolescentes em alojamentos enquanto não houver comprovação judicial de atendimento aos requisitos legais e técnicos.
Presidente diz que já houve desativação
Ao g1, o presidente do clube, Mario Cesar Rodrigues, informou que o caso é de 2025, após denúncia da mãe de um atleta.
Ele afirmou que, desde novembro do ano passado, o Independente não aloja mais atletas do sub-15 e 17 para solucionar a questão.
Agora, segundo Rodrigues, o clube avalia uma possível retomada dessas categorias sem alojamento, utilizando apenas atletas da região cujos responsáveis ficariam responsáveis pelo transporte até os treinamentos.
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba