Jabuti é resgatado em condomínio do interior de SP: ‘Colocado dentro de um saco de lixo pra ser triturado’
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Jabuti é encontrado vivo em saco de lixo em condomínio do interior de SP
Um jabuti-piranga, que havia sido descartado no lixo de um condomínio, foi resgatado por uma funcionária do local e recolhido pela Polícia Militar Ambiental, nesta segunda-feira (26), em Presidente Prudente (SP). A criação da espécie exige autorização dos órgãos ambientais competentes.
Segundo informou ao g1 o capitão Julio Cesar Cacciari, o animal foi encontrado por uma funcionária da limpeza do condomínio enquanto ela fazia a separação de latinhas entre os resíduos descartados pelos moradores.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Jabuti-piranga foi encontrado em saco de lixo e resgatado, em Presidente Prudente (SP)
Divulgação/Polícia Ambiental
Ao abrir uma das sacolas, sem conseguir identificar de qual apartamento era o lixo, a funcionária localizou o jabuti e acionou a Polícia Ambiental. Os policiais acionaram o síndico e o caso foi comunicado em um grupo de moradores do condomínio, mas ninguém se apresentou como tutor do animal.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: capivara é resgatada após se ‘refrescar’ em piscina no interior de SP
Cão é resgatado pela Polícia Ambiental em situação de maus-tratos em Álvares Machado
Bebê é salvo por PMs após se engasgar no dia do 'mêsversário' em Presidente Prudente
O jabuti foi encaminhado pela Polícia Ambiental para avaliação veterinária. Conforme o Centro de Diagnóstico Animal (CDA), onde o animal permanece sob cuidados, ele apresentava edemas, secreção ocular e alterações de pirâmide no casco. A idade é estimada entre 3 e 4 anos.
Após receber os cuidados necessários, ele deverá ser destinado a um ambiente adequado.
‘Ato cruel’
O caso foi divulgado pelo capitão em um vídeo publicado nas redes sociais e gerou comoção pela crueldade do ato e alívio pelo resgate do animal.
Nas imagens, a funcionária que encontrou o jabuti relata o momento: "Abri o saco e não vi ela. Na hora que eu joguei o lixo desse saco para o outro saco, ela apareceu", relatou ao capitão da Polícia Ambiental.
O animal foi retirado do local. "Parece que foi um alívio [para ele], porque ele estava no fundo do saco", completou.
"Colocado dentro de um saco de lixo pra ser triturado num caminhão. Ainda não identificamos quem fez isso, mas vamos atrás. Esse ato é cruel, covarde e desumano", afirmou o oficial na publicação.
O caso é apurado.
Initial plugin text
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM