Guarda-vidas encontra corpo de homem no mar do litoral de SP
30/11/2025
(Foto: Reprodução) Homem foi encontrado morto no mar de Praia Grande (SP)
Vanessa Rodrigues/Arquivo A Tribuna Jornal
Um homem foi encontrado morto no mar de Praia Grande, no litoral de São Paulo, neste domingo (30). Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), as características do corpo são compatíveis com um turista, de 32 anos, que estava desaparecido após ser arrastado por uma corrente de retorno.
O GBMar foi acionado para um afogamento na praia da Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Cidade Ocian, na tarde de sábado (29). No local, os guarda-vidas foram informados de que um morador de São Matheus, na Zona Leste de São Paulo, havia sumido nas águas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
As equipes da corporação iniciaram as buscas, mas não conseguiram encontrar o turista. Por volta das 9h35 deste domingo, o corpo foi localizado por um guarda-vidas no mar da praia do bairro Solemar.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Ainda de acordo com os bombeiros, o cadáver foi retirado das águas e conduzido até a faixa de areia, onde foi realizado o isolamento e preservação da área até a chegada das autoridades policiais.
O g1 questionou o GBMar se o corpo foi reconhecido por familiares, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Perigo no mar
Salvamar aponta corrente de retorno como uma das causas de afogamento em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Anteriormente, o GBMar explicou que as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias.
De acordo com a corporação, a corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. Por ser difícil de identificá-las, o GBMar coloca sinalizações com placas vermelhas.
Confira algumas orientações dos bombeiros para fugir de correntezas:
Não entre no mar em praias com sinalização
Se não souber nadar ou ingerir bebidas alcoólicas, não entre nas águas
Fique com a água abaixo da linha da cintura
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos