Dono de supermercado é preso após apreensão de 400kg de alimentos impróprios em Americana
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Dono de supermercado é preso após apreensão de 400kg de alimentos irregulares em Americana
O dono de um supermercado de Americana (SP) foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (9), após a Vigilância Sanitária apreender 400 kg de alimentos impróprios para consumo, no Jardim Nossa Senhora Aparecida, em Americana. O açougue do estabelecimento foi interditado.
A operação contou com o apoio da Delegacia de Investigações Gerais de Americana. Segundo a prefeitura, foram identificados aproximadamente 260 kg de perecíveis e 175 kg de especiarias, condimentos e itens similares.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Imagens registradas no estabelecimento mostram carnes, queijos, pizzas pré-prontas, embutidos e especiarias armazenadas de modo impróprio e com a presença de insetos — assista no vídeo acima.
Além da falta de higiente, as equipes encontraram produtos sem identificação e com falta de informações obrigatórias, como lote, data de validade e identificação do fabricante.
O proprietário do supermercado foi conduzido para a delegacia, e autuado por crime contra as relações de consumo. Ele permanece à disposição da justiça, e deve passar por audiência de custódia.
Denúncia anônima
A polícia informou que recebeu uma denúncia anônima que indicava que as áreas de laticínios e açougue do supermercado "exalava um forte odor" e havia identificado produtos impróprios para consumo, vencidos e "com aspecto ruim".
Os policiais constataram a existência de carnes em condições visivelmente inadequadas para consumo, apresentando aspecto impróprio, bem como outros produtos vencidos ou sem as devidas especificações legais.
Moscas, produtos vencidos e estragados: dono de supermercado é preso após identificarem 400kg de alimentos irregulares em Americana
Vigilância Sanitária de Americana
Conforme a prefeitura informou, durante a abordagem, a equipe encontrou:
pizzas, carnes e frios sem identificação;
itens sem prazo de validade;
bacon, presunto e outros insumos vencidos e estragados
temperos naturais sem a identificação adequada, como lote, validade e fabricante.
A equipe também constatou que o setor do açougue não tinha condições adequadas de higiene nas áreas de manipulação, de venda e na câmara fria.
Os produtos impróprios foram recolhidos pela vigilância sanitária para o devido descarte em local apropriado.
Moscas, produtos vencidos e estragados: dono de supermercado é preso após identificarem 400kg de alimentos irregulares em Americana
Vigilância Sanitária de Americana
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas