CPI que apura desvio de verba na Saúde anuncia resultado divergente de votação que aprovou relatório e encerrou trabalho em Sorocaba
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Dois vereadores contestam resultado anunciado por relator de CPI da Saúde em Sorocaba
O trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga desvio de verba da Saúde no governo do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) foi encerrado na tarde de quinta-feira (12) com a votação do relatório com o resultado do trabalho dos vereadores. A Câmara aprovou a conclusão do documento e, consequentemente, o encaminhamento dele ao Ministério Público.
Porém, o resultado anunciado logo após a votação é divergente. Conforme anunciado por Cristiano Passos (Republicanos), relator da CPI, logo ao fim da votação, a totalização foi de 14 votos a favor da conclusão, quatro contra, pedindo que a CPI continuasse com a investigação, e seis vereadores ausentes (veja no vídeo acima). Dois vereadores e a própria Câmara municipal explicaram ao g1 e TV TEM sobre os votos e resultado.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Fernando Dini (PP), que tinha voto "sim", disse na manhã desta sexta-feira (13) à TV TEM que ele estava ausente na votação.
Já a Fernanda Garcia (Psol), que constava como ausente, informou ao g1 que seu voto foi para "não" encerrar o relatório, pedindo a continuação do trabalho da CPI.
Diferentemente do número anunciado pelo relator, na quinta-feira, a Câmara de Sorocaba divulgou nesta sexta-feira que a votação foi de 11 a 5 a favor da conclusão do relatório. Seis vereadores estavam ausentes (veja o resultado oficial da Câmara abaixo).
Vereadores aprovam encerramento de CPI da Saúde em Sorocaba (SP)
Reprodução/Câmara de Sorocaba
Antes de ler o resultado, o relator fez uma chamada oral para verificar a presença e o voto de cada parlamentar. Durante essa primeira chamada, o vereador Dini não foi nomeado e não teve a presença confirmada. Mas, na leitura final da votação, Dini foi citado como um dos favoráveis à aprovação do encerramento da CPI da Saúde.
A assessoria do vereador informou que Dini estava de licença médica no período da tarde e que não votou na CPI. Também reiteraram que o posicionamento do parlamentar é contra o encerramento do processo.
Já a equipe da Fernanda diz que ela esteve presente durante o início da sessão e que declarou seu voto – contra o encerramento da CPI – para o relator. No entanto, a vereadora precisou se ausentar no meio da sessão, pois tinha compromisso. Por estar no começo da discussão, e ter registrado o voto, a situação é válida e a Câmara confirmou que o voto da parlamentar foi validado.
Apesar de o presidente e o relator da CPI terem votado a favor, a Câmara explicou que os votos deles não são computados. Considerando a ausência de Fernando Dini, o resultado ficou em 11 a 5 pela aprovação.
Relatório aprovado
A TV TEM teve acesso ao relatório da CPI da Saúde aprovado. O documento diz que, como o MP já denunciou Rodrigo Manga na Operação Copia e Cola, "todos os depoimentos e provas já foram colhidos e analisados no âmbito policial".
"Seria inócuo colher-se novamente os depoimentos na Casa de Leis, assim como fazer uma nova análise daquilo que já foi devidamente analisado no âmbito da Polícia Federal", descreve um trecho do documento.
A CPI, que poderia ser concluída até abril deste ano, foi encerrada sete semanas antes sem ouvir nenhum dos investigados indicados pelo Ministério Público Federal (MPF) na operação Copia e Cola.
Veja como votou cada vereador sobre o relatório da CPI da Saúde:
A favor do relatório
Alexandre da Horta (Solidariedade);
Caio Oliveira (Republicanos);
Cícero João (Agir);
Fábio Simoa (Republicanos);
Fausto Peres (Podemos);
Henri Arida (MDB);
João Donizeti (União);
Rafael Militão (Republicanos);
Rodolfo Ganem (Podemos);
Rogério Marques (Agir);
Silvano Jr. (Republicanos);
Contra o encerramento
Dylan Dantas (PL);
Fernanda Garcia (Psol);
Iara Bernardi (PT);
Izídio de Brito (PT);
Raul Marcelo (Psol).
Ausentes
Fernando Dini (PP);
Ítalo Moreira (União);
Jussara Fernandes (Republicanos);
Roberto Freitas (PL);
Tatiane Costa (PL);
Toninho Corredor (Agir).
Os vereadores Cláudio Sorocaba (PSD), Cristiano Passos (Republicanos) e Luis Santos (Republicanos) não votaram por serem, respectivamente, presidente da CPI, relator da CPI e Presidente da Câmara.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM