Com quebra de recorde brasileiro, GCMs de Sorocaba conquistam ouro em campeonato de powerlifting
12/12/2025
(Foto: Reprodução) GCMs de Sorocaba conquistam ouro e quebram recorde brasileiro de Powerlifting
Dois agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba (SP) subiram ao pódio do Campeonato Interestadual de Powerlifting, realizado em Curitiba (PR). Os agentes Anderson Alves de Carvalho e José Carlos Ribeiro conquistaram medalhas de ouro em suas categorias, e Ribeiro ainda quebrou o recorde brasileiro.
O powerlifting, ou levantamento de peso básico, é uma modalidade de força na qual os atletas competem em três movimentos: agachamento, supino e levantamento terra. Cada competidor tem três tentativas por movimento para alcançar o maior peso válido. O vencedor é definido pela soma do maior peso válido em cada um dos três levantamentos.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O GCM Anderson Alves de Carvalho sagrou-se campeão na categoria Master até 110 kg com um total de 550 kg levantados. Já o GCM José Carlos Ribeiro, que estreava na competição, levantou um total de 482,5 kg. A marca lhe rendeu não apenas o ouro, mas também o recorde brasileiro na categoria Master até 82 kg, colocando seu nome na história do esporte nacional.
"A sensação foi incrível, não esperava quebrar o recorde. Treinei para fazer um bom campeonato e representar a GCM. Quando o técnico Vitor falou que eu tinha quebrado o recorde da federação no levantamento terra – que era de 210 kg –, tive a chance de uma quarta pedida de quebra de recorde, na qual levantei 220 kg e bati meu próprio recorde", explicou o agente José Carlos.
GCM José Carlos quebrando o recorde brasileiro na categoria Master até 82 kg
Reprodução/GCM Sorocaba
Trajetória de superação
O policial e atleta José Carlos começou sua vida no esporte aos 18 anos e passou por diferentes modalidades até chegar ao powerlifting.
"Comecei com artes marciais, mas, devido a uma contusão na coxa, passei a fazer musculação por orientação médica e incentivo da minha esposa. Peguei gosto e, no meio do ano, participei das olimpíadas da GCM em Campinas, onde conquistei sete medalhas. Após isso, fui convidado para este torneio pela equipe do treinador Vitor", contou.
O GCM Anderson Alves também veio das artes marciais. Além da carreira de atleta, ele atua no patrulhamento preventivo e é instrutor de instrumentos de menor potencial ofensivo na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (EFAE) da GCM.
"Sou mestre de capoeira, professor de jiu-jítsu e lutador de muay thai. Em decorrência de uma artrose no joelho, tive que me afastar das lutas e fui para a musculação. Meu professor viu meu potencial no powerlifting e, após dois campeonatos amadores, partimos para o meu primeiro profissional pela GPC, que aconteceu em março em São Vicente, onde fui campeão paulista no supino raw", relata Anderson.
GCM Anderson Alves realizando levantamento terra
Reprodução/GCM Sorocaba
Neste ano, o atleta foi campeão por três federações diferentes:
Campeão Paulista de Supino Raw em São Vicente (categoria Master até 100 kg) - Federação GPC;
Medalha de ouro nas Olimpíadas das GCMs do Estado de São Paulo em Campinas (categoria Master até 100 kg);
Campeão Paulista de Powerlifting em Ribeirão Preto (categoria Master até 105 kg) - Federação Paulista de Powerlifting (IPF);
Campeão Brasileiro de Powerlifting em Curitiba (categoria Master até 110 kg) - Federação WRPF.
Anderson destaca que o apoio da corporação é fundamental para os resultados.
"A Secretaria de Segurança Urbana, em conjunto com o comando da Guarda Civil, nos apoia incondicionalmente, disponibilizando transporte e flexibilizando plantões para que possamos competir. O comandante Dutra também é um esportista e incentiva muito a prática para que os integrantes da guarda mantenham o corpo saudável para o nosso dia a dia", conta.
Com a conquista, os atletas se preparam para seu primeiro desafio internacional: eles irão compor a delegação brasileira no Campeonato Ibero-Americano, na Argentina.
Agentes Anderson Alves de Carvalho e José Carlos Ribeiro no pódio
Reprodução/GCM Sorocaba
*Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM