Coletor de lixo que percorre mais de 40 km por dia no trabalho vira destaque em provas de corrida de rua: 'Resistência'
17/01/2026
(Foto: Reprodução) Corredor de Rio Preto vira exemplo de superação no esporte
Jeovany Pyettro, de 29 anos, trabalha como coletor de lixo em Nova Granada (SP) e encontrou na corrida de rua uma forma de mudar de vida. Em pouco mais de um ano no esporte, já venceu provas com milhares de participantes e se tornou inspiração pela dedicação e superação.
Há sete anos, ele enfrenta uma rotina puxada: corre, recolhe o lixo, joga no caminhão e recomeça. De segunda a sábado, percorre mais de 40 quilômetros por dia no trabalho.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
"É resistência. Todo dia nessa correria. Faço dois treinos: um aqui e outro em Rio Preto. De um lado são 42 km, do outro 52 km. É como correr uma maratona por dia", conta.
Atleta em Rio Preto (SP), Jeovany Pyettro, de 29 anos, trabalha como coletor de lixo em Nova Granada (SP)
Reprodução/TV TEM
O motorista do caminhão, Rodrigo Oliveira, admite que não teria fôlego para acompanhar o colega. "Melhor ficar na boleia. Hoje não dá mais, a idade pesa. Quem sabe se eu fosse mais novo, mas agora não tem como", disse.
LEIA TAMBÉM:
Estudante do interior de SP é tricampeão em maratona de tecnologia
Caio é o primeiro bebê de 2026 a nascer no HCM de Rio Preto
Casal apaixonado por automobilismo coloca bastão de fumaça colorida em carro para chá revelação do 1º filho
Jeovany começou a competir há pouco mais de um ano. Aos 29 anos, já corre 5 km em 15 minutos, superando atletas experientes e vencendo provas com mais de 2 mil inscritos.
"Começou em Granada. Um amigo me via correndo atrás do caminhão e sempre me chamava para participar das provas. Um dia aceitei, ele fez a inscrição e terminei em 16min40s. Gostei e continuei. Depois conheci a equipe APA, em Rio Preto, e o Xavier, que me levou para o grupo. Desde então, sigo competindo", contou.
Potencial
Jeovany Pyettro, de 29 anos, é corredor em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
O responsável por preparar Jeovany para as corridas é o treinador Peter Camargo, que também mantém um projeto social. Ele passou a acompanhar o atleta logo após a decisão de competir.
"Conheci o Jeovany em novembro do ano passado, em uma corrida em Bálsamo. Ele pediu uma chance para treinar com o grupo de elite e aceitei. Em menos de um ano, já se destacava não só na região, mas também em provas nacionais. Hoje sonha em chegar à seleção brasileira", disse Peter.
Com resultados expressivos em pouco tempo, Jeovany já sonha com voos maiores. "Se Deus quiser, vou correr junto aos profissionais. Depende de mim e da vontade de Deus", afirma.
O treinador acredita que o futuro do atleta é promissor. "Em 19 anos no atletismo, vi que atletas que alcançam 15 minutos nos 5 km em apenas um ano chegam à seleção brasileira. Jeovany tem uma grande chance de conquistar esse espaço", avaliou.
Jeovany Pyettro e o treinador, Peter Camargo
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM