Carnaval 2026: escolas da segunda noite de desfile em Bauru apostam em homenagens e consciência ambiental
16/02/2026
(Foto: Reprodução) Carnaval 2026 em Bauru: escolas da segunda noite apostam em homenagens e consciência ambiental
TV TEM/reprodução
A segunda noite do Carnaval 2026 em Bauru (SP) nesta segunda-feira (16) será marcada por homenagens biográficas, exaltação ao samba carioca e mensagens de sustentabilidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Na segunda-feira (16), três agremiações tradicionais Estação Primeiro de Agosto, Coroa Imperial e Tradição da Zona Leste entram na avenida com cerca de 900 componentes no total, buscando o título com enredos que unem a história local ao folclore brasileiro. (confira no final da reportagem o cronograma completo).
⭐ Estação Primeiro de Agosto
Mocidade Unida da Vila Falcão e Estação Primeiro de Agosto finalizam preparativos em Bauru
Terceira colocada no último Carnaval, sua melhor marca histórica, a Estação Primeiro de Agosto busca o título inédito com um enredo biográfico. A escola contará a trajetória de Dalva Correa, um dos nomes mais expressivos da dança em Bauru.
"Dalva foi homenageada por grandes maestros e por bailarinos, teve mais de 6 mil alunos, dançou até os 73 anos ganhando prêmios em Veneza e no México. É uma contemplação para os grandes feitos dessa grande mulher", conta José de Bara de Figueiredo, carnavalesco, em entrevista à TV TEM.
Escola de Samba Estação Primeiro de Agosto
TV TEM/reprodução
Tobias Terceiro, presidente da escola, conta que irão levar um desfile objetivo e técnico para ganhar o grande prêmio.
"Temos cerca de dez alas, como a alas das baianas, comissão de frente e bateria, que estarão todas alas fantasiadas que irão ressaltar nosso samba enredo de 2026", explica.
⭐ Coroa Imperial
Escolas de samba de Bauru intensificam ensaios para desfiles
Com 34 anos de história, a Coroa Imperial decidiu homenagear sua madrinha carioca: a Estação Primeira de Mangueira. Embora o centenário da escola do Rio seja apenas em 2028, a agremiação bauruense antecipou as celebrações.
LEIA TAMBÉM
Só Pra Contrariar, Katinguelê e Latino: confira a programação do carnaval 2026 no centro-oeste paulista
Segundo sambódromo do Brasil a receber desfiles fica no interior de SP e está interditado por risco estrutural
Ao todo, 300 integrantes irão desfilar de rosa e verde para a Coroa Imperial nesta segunda-feira (16). O carnavalesco Gilson Jacintho explica que o desfile traz referências às religiões de matriz africana e resgata versos clássicos, como "Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu".
"A gente começa com o criador do mundo, Olorum, passando pelos orixás, pedindo bênção para as mães baianas, e caminhamos até o último enredo fenomenal da Maria Bethânia", conta Gilson em entrevista à TV TEM.
Escola de Samba Coroa Imperial da Grande Cidade
TV TEM/reprodução
⭐ Tradição da Zona Leste
Fundada em 2003 e quinta colocada no carnaval de 2025, a Tradição da Zona Leste leva para a avenida uma mensagem de conscientização.
Na escola, que irá para a avenida com cerca de 300 integrantes e quatro carros alegóricos, o samba-enredo foca na figura de uma indígena encantada e protetora das florestas, para alertar sobre a preservação do meio ambiente.
Escolas Tradição da Zona Leste e Dragões Unidos da Vila finalizam preparativos em Bauru
A presidente Gisele Aparecida Baroni destaca que o objetivo é fazer com que o público entenda a necessidade de preservar a natureza.
O intérprete Doka Art e a rainha de bateria Danny Rosa comandam a harmonia e a evolução da escola, trazendo muita alegria para o público presente.
"Tem que ter alegria, paixão, garra, gostar do que está fazendo e ter esse amor que a gente, desde criança, tem pelo carnaval", relata Doka Art.
Escola de Samba Tradição da Zona Leste
TV TEM/reprodução
📍 Apuração
A apuração das notas do Carnaval de 2026 de Bauru está marcada para quarta-feira (18), às 15h, no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva, localizado na sede da Secretaria de Cultura, na Avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro.
Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves, que fica localizado na Av. Nações Unidas, 8, Centro, Bauru (SP).
Clara Sganzerla/g1
A Comissão Julgadora será formada por 18 jurados, sendo dois especialistas para cada um dos nove quesitos avaliados: bateria, harmonia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, enredo e fantasias.
Já a disputa entre os blocos contará com dez julgadores. Neste caso, serão dois jurados para cada um dos cinco quesitos regulamentares, que incluem bateria, samba-enredo, evolução e empolgação, enredo e o conjunto de fantasias, alegorias e adereços.
📍 Cronograma completo
A Prefeitura de Bauru (SP) destaca, para os desfiles gratuitos do Carnaval 2026 na avenida Jorge Zaiden, o público pode entrar com caixas térmicas, mas é proibida a presença de garrafas de vidro e objetos cortantes.
Além disso, é proibido o uso de rojões e fogos de artifício, tanto por parte do público como também das escolas de samba e blocos. Abaixo, confira o cronograma completo da última noite:
Segunda-feira (16):
19h30 - Realeza
20h – Bloco Fiel Macabra
20h50 – Escola de Samba Estação Primeiro de Agosto
22h – Escola de Samba Tradição da Zona Leste
23h10 – Escola de Samba Coroa Imperial da Grande Cidade
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região