Carnaval 2026 em São Paulo: evolução e bateria foram os quesitos que mais tiraram pontos das escolas
17/02/2026
(Foto: Reprodução) Veja festa na quadra da Mocidade Alegre após o título de campeã do carnaval de SP
Dois quesitos foram os carrascos das escolas de samba durante a apuração do Carnaval 2026 em São Paulo, na tarde desta terça-feira (17): evolução e bateria deram nota máxima a 5 das 14 escolas.
Nenhum deles, porém, comprometeu a Mocidade Alegre, escola que garantiu o título por diferença de um décimo para a Gaviões da Fiel, a vice-campeã.
Os jurados desses dois critérios tiraram mais pontos das escolas, com a menor quantidade de agremiações conseguindo os 30 pontos (pontuação máxima) mesmo com o descarte da nota mais baixa.
Veja todas as notas da apuração do Carnaval 2026 de São Paulo
Corrida das escolas: veja o sobe e desce durante a apuração em SP
Ambos estavam logo no começo da apuração, sendo o 1º e 3º na ordem de sorteio.
Perto do fim, a comissão de frente foi o melhor critério para as escolas ao garantir 30 pontos para 11 das 14 concorrentes.
Ao todo, o carnaval paulista teve nove avaliações:
Evolução
Samba-enredo
Bateria
Enredo
Mestre-sala e porta-bandeira
Alegoria
Comissão de frente
Harmonia
Fantasia
Quantidade de notas 10 que as escolas de SP receberam
Arte/g1
Mocidade Alegre campeã
A Mocidade Alegre sagrou-se campeã do carnaval de São Paulo, garantindo a vitória no último quesito divulgado, após uma apuração tensa no Sambódromo do Anhembi.
Com 269.8, a Mocidade conquistou o 13º título, consolidando-se como a segunda escola mais vitoriosa do carnaval de São Paulo, atrás apenas da Vai-Vai.
Resultado final do carnaval de SP em 2025 e 2026
Arte/g1
Em segundo lugar, com apenas um décimo a menos, 269.7, ficou a Gaviões da Fiel. Em terceiro, a Dragões da Real, com 269.6. Acadêmicos do Tatuapé e Barroca Zona Sul completam o grupo das cinco primeiras, que estarão no desfile das campeãs no próximo sábado (21).
Durante a apuração, as notas foram lidas por quesito e a menor delas foi descartada. Ao final, as quantias foram somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais foram rebaixadas, disputando o carnaval 2026 no Grupo de Acesso I.
Rosas de Ouro e Águia de Ouro, campeã em 2025, foram as últimas colocadas e acabaram rebaixadas.
Apuração do carnaval 2026 do Grupo Especial de SP no Sambódromo
Rafael Peixoto/g1