Capivara é encontrada morta no canal das catraias após dias sem resgate no litoral de SP
11/12/2025
(Foto: Reprodução) Capivara é encontrada morta em canal no litoral de SP
Uma capivara foi encontrada morta no canal onde circulam as catraias [tipo de embarcação] entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, na última terça-feira (9). Conforme apurado pelo g1, moradores acionaram as autoridades para resgatar o animal, que foi visto no local por pelo menos dois dias.
Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), a capivara apareceu no cais na manhã de domingo (7). A entidade informou ter acionado o Corpo de Bombeiros, mas o animal se lançou ao mar quando os agentes se aproximaram.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O g1 apurou que, por volta das 7h de segunda-feira (8), moradores encontraram a capivara durante uma travessia no canal. Nas imagens, o animal aparece imóvel, mas com a cabeça fora d’água. Segundo eles, o resgate voltou a ser acionado, mas ninguém compareceu.
A presidente do Instituto Eliseu, Leila Abreu, gravou na terça-feira (9) um vídeo pedindo apoio para o resgate. A entidade atua no recebimento e tratamento de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos na região.
Capivara foi vista no canal das catraias, entre Santos e Guarujá (SP)
Caroline dos Santos Melo e Neia Gonçalves
De acordo com a Prefeitura de Guarujá, a Secretaria de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam) tomou conhecimento do caso e acionou a Guarda Portuária para solicitar o resgate aos órgãos competentes.
A Prefeitura de Santos, por sua vez, informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou buscas no local, mas não encontrou o animal. A corporação também pediu apoio da Guarda Portuária para auxiliar no cerco e na sedação da capivara, caso ela fosse encontrada.
Encontrada morta
Ainda segundo Leila, um catraieiro encontrou o animal morto no canal no fim da tarde de terça-feira (9). Ela lamentou o ocorrido e disse que o desfecho foi devido à falta de atendimento.
“Nós tomamos ciência [da situação] já no final da história. Foi um tremendo jogo de empurra, mandaram respostas prontas [...] Então, na verdade, foi indolência. Pouco caso, foi o que aconteceu", lamentou.
Capivara foi vista no Porto de Santos no domingo (7) e encontrada sem vida na terça-feira (9)
Reprodução e Caroline dos Santos Melo
Ainda segundo Leila, o catraieiro informou que o corpo do animal foi retirado das águas. O destino do cadáver, porém, não foi divulgado.
Em nota, a APS alegou “desconhecer a informação de que qualquer indivíduo da espécie tenha sido encontrado morto na região do Porto”. O g1 também entrou em contato com a Associação dos Catraieiros de Santos/Guarujá, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos