Aposentado é agredido por vizinho ao receber encomenda e fica com olhos roxos no litoral de SP
06/05/2025
(Foto: Reprodução) Morador ficou com diversos hematomas no rosto. De acordo com a Polícia Militar, o agressor estaria em um surto psicótico durante o ato de violência e familiares relataram que ele tem esquizofrenia. Morador de Santos (SP) diz ter sido agredido por vizinho no edifício onde vive
Arquivo pessoal
Um aposentado, de 56 anos, afirma ter sido agredido por um vizinho dentro do condomínio onde vive em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, que foi acionada para a ocorrência, o agressor estaria em surto psicótico e a família relatou à corporação que ele tem esquizofrenia. O g1 não conseguiu contato com o responsável pelo ataque.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o homem agredido, identificado como Vanderlei Alves Pinto Ribeiro, ele chegava no edifício onde vive, no bairro do Embaré, quando viu o rapaz saindo do elevador.
Como estava sem óculos e na expectativa de receber uma correspondência da esposa, ele pediu ao vizinho para ajudá-lo a ler as encomendas que haviam chegado no hall de entrada.
Segundo o morador, naquele momento o vizinho passou a agredi-lo sem motivo aparente, "do nada", derrubando-o no chão. O ato de violência só acabou quando outros moradores chegaram para amparar o homem agredido.
"Começou a me bater, a me socar [...]. Aí, desceu o pessoal do prédio, desceu a mãe dele, já levou ele para o apartamento deles. E o pessoal do prédio me socorreu, chamou a polícia", afirmou o morador.
Ao g1, a Polícia Militar disse ter sido acionada para a ocorrência por volta das 10h10. A equipe foi informada de que um morador chegou na portaria com falas desconexas e agrediu um senhor, durante um "surto psicótico". A família do agressor chegou a informar que ele tem esquizofrenia.
Atendimento e socorro
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para a ocorrência e encaminhou a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste. O suposto agressor, por sua vez, foi levado para a UPA Central, com apoio da Polícia Militar.
Ainda de acordo com a PM, o morador agredido foi orientado a comparecer ao 3º Distrito Policial (DP) após receber alta médica, para a confecção do boletim de ocorrência.
Segundo o aposentado, que ficou com diversos hematomas pelo rosto, ele foi até o Instituto Médico Legal (IML) para fazer o exame de corpo de delito nesta segunda-feira (5).
Outras agressões
O homem contou ter sido informado por moradores de que o rapaz em questão já vem causando problemas há alguns dias.
"Ele também tentou deferir um murro em uma outra moça [durante as agressões ao aposentado]. Inclusive, agora nós soubemos que na sexta-feira (2) ele já tinha ameaçado uma moradora do prédio. Um casal de meninas, duas moças. E, inclusive, a viatura esteve no prédio", contou.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que não localizou registro de boletim de ocorrência sobre as agressões na Polícia Civil.
O g1 não conseguiu contato com o suposto responsável pelo ataque até a última atualização da reportagem.
Relembre outro caso em condomínio
Um homem agrediu a companheira, ameaçou um porteiro com um martelo e quebrou uma guarita em um condomínio em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Imagens do sistema de monitoramento local, obtidas pelo g1, mostram detalhes da ação. Ninguém foi preso (assista abaixo).
Homem agride companheira dentro de condomínio e ameaça porteiro com martelo
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos